domingo, 30 de outubro de 2011

PRAGA...primeira paragem

Começo por dizer que...Ainda mal começamos a "rota" dos passeios...e já fizemos um erro. Fomos a Praga... Porquê?? Porque eu desde muito pequena sempre sonhei ir a Praga (não sei de onde veio esse desejo, mas já o tinha há muito tempo). Pois não deviamos de todo, absolutamente ter começado por Praga... esta cidade é simplesmente...Surreal...é linda de morrer, de tirar a respiração...Tudo é simplesmente maravilhoso, não se sabe por onde se começar a olhar pois é um total e completo HHUUUAAAUUU!!! Temo nunca mais chegar a uma cidade e não a comparar com esta deslumbrante e mágica metrópole do encantamento!!
Um verdadeiro conto de fadas. Não sei se tenho vocabulário suficiente para expressar o realmente se sente quando se passeia nas ruas de Praga.. Não é necessário procurar nada nem andar de mapa na mão.. Todos os edifícios são uma verdadeira obra de arte. Todos diferentes e todos adornados com pinturas, esculturas e dourados.

Foi no Inverno, na primeira semana de Dezembro de 2010.. Tinha planeado uma estadia de 2 dias completos. Mas...Depois de ficarmos retidos em München uma noite por causa do imenso nevão..só nos sobrou um dia para percorrer esta cidade divinal.. (Vamos lá voltar, pois ficou MUITO por explorar)

HOTEL:   Ficámos alojados no Best western city hotel Moran. Recomendo pois apesar de ser 4 estrelas tem um preço bastante acessível. O pessoal é muito prestável e simpático e o quarto esteve impecável..Fica um pouco desviado do centro mas tem uma estação de Metro e de electrico mesmo ali ao lado. Muito sinceramente, o metro pareceu-me complicado de perceber mas o electrico não. O 23 passa em quase todos os locais de interesse turistico. O Hotel fica a um quarteirão do rio, e  mesmo junto a uma praça, que na altura que lá estivemos havia feirinha de Natal com as tradicionais bebidas quentes (com álcool, MUITO alcool). Com o frio que se fazia sentir..era bom..mais não fosse para aquecer o nariz.

TRANSPORTE: Arranjar um taxi amarelo AAA, nunca os de cor prata pois são muito mais caros. Deslocar-se em Praga é muito barato. Existe uma boa rede de autocarros e electricos. Não se compram tickets no transporte mas sim antes de entrar, em quiosques e tabacarias. Não tentem andar sem pagar pois existem muitos revisores, e o preço é tão económico que não vale a pena a multa. Atenção aos taxistas que vêm ter connosco a perguntar se queremos transporte, eles aceitam euros mas querem mesmo é cobrar um balúrdio por poucos quilómetros. Aconteceu-nos a nós e muito siceramente até estava com medo pois o taxi tinha muito mau aspecto, mas não havia outros.. Pegámos este na estação central de comboios.

PASSEIO: Como perdemos um dia e meio de viagem, só nos restava um dia completo para visitar esta maravilhosa cidade. Optamos por comprar uma visita num operador turistico pois não havia tempo para desperdiçar a inventar passeios à toa. Foi uma boa opção. O nosso guia era engraçadíssimo, falava francês italiano e inglês. Muito simpático e atencioso. Percorremos muitas ruas e da cidade a bordo do mini bus com paragens obrigatórias claro no Castelo e na Praça central da cidade velha.  Liiiiiindoooo!!
Recomendamos também um passeio nos arredores da praça. Existe por ali um mercadinho para os checos. Compra-se aí as lembranças mais baratas no que na praça principal junto ao relógio astronómico.
Paragem obrigatória também nas pequenas lojas de cristais. Têm peças magnificas, não fosse a sua 2ª maior indústria, logo a seguir às fabricas skoda. Muito barato também..em comparação ao Euro, a coroa checa não vale muito.
Infelizmente não tinhamos espaço na bagagem, caso contrário tinha-me perdido no cristal.
Não deixem de para numa igreja para disfrutarem da música. É simplesmente mágico. Anoitece muito cedo no Inverno. Façam boa gestão do tempo. 

Comida: Não conseguimos provar o Gulash tradicional, mas também não tenho pena. Jantámos num restaurantezinho perto do Hotel, muito bom por sinal, barato mas a comida checa..hhhuuummm..a nossa é bem melhor.. Nas feiras ao ar livre, prove um doce muito comum por lá - "Ceske Trdlo". Parece uma massa de pão enrolada num cilindro de metal que vai ao fogo. Depois de cozida a massa recebe uma camada de açúcar e canela. É uma delícia... mas desconfio que também ele tem alcool!!!


CAMBIO: Pode-se trocar dinheiro em vários quiosques, nas estações ou no próprio hotel. Levantamento no multibanco é a hipótese mais económica pois não tem taxa de cambio.






A cidade iluminada à noite é muito linda...estavam 19º negativos, tinha nevado toda a noite. O frio quase nem se sente, tal é o vislumbre da paisagem.






 
Apesar do frio e da neve, vê-se sempre pessoas na rua, muitas chegam aos seus destinos fazendo sky pelos passeios, visto que tudo está coberto de neve.






Todos os edifícios em Praga são uma obra de arte, cheios de detalhe.




Simulando uma casa com movimento, quase que a dançar é a casa dançante. Um exemplo do moderno, envolvido com a antiguidade de Praga.  






 
Catedral de São Vito (Katedrála svatého Vita) Levou 6 séculos a ser terminada.






 
O portal dourado contém um mosaico do Juizo final que data de 1370






À entrada do castelo, os senhores fardados não se mexem, excepto na hora do meio dia quando é o render da guarda. O nosso guia avisou que eles não gostam que lhes tirem fotografias.




 
Instalado no prédio da camara municipal da Cidade Velha desde o século XV, o Relógio Astronómico de Praga é um belo exemplo da precisão dos antigos mestres relojoeiros.


Na principal praça da cidade medieval, o relógio servia de fonte de informações para a população em geral, e apresenta as horas em diversos sistemas de medição então utilizados, como o romano e o germânico e o da boêmia. As horas são apenas uma das funções, pois o relógio apresenta ainda o horário da aurora e do poente para cada dia do ano, o signo do zodíaco e o ciclo lunar, além de muitas outras informações, incluindo um calendário.


Pontualmente a cada hora, acontece um verdadeiro espetáculo, quando o relógio bate o sino e faz desfilar bonecos representando os apóstolos de Cristo em sua fachada.


Segundo o nosso guia é o melhor espetáculo alguma vez visto... Na nosso opinião, é giro e diferente mas..não exageremos...pelo menos único... é!!




 
O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidêncial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia. No seu interior encontra-se Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e o Beco  Dourado. O Castelo de Praga ocupa uma área superior a 72,5 mil m2. Por causa disso é considerado, conforme o Guinness World Records Book, o maior castelo do mundo.










A Ponte Carlos (em checo Karlův most) é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República Checa.
Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada a princípios do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos se transformou na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841.






Surgiu como lugar de mercado já no século X. Inicialmente, Cidade Românica, depois Gótica foi várias vezes reconstruída, assim, uma parte mantém o aspecto renascentista, barroco, rococó e modernista.







Hard Rock café em Praga quase passa despercebido pois ficamos encantados coma beleza do detalhe da sua fachada. Pintura mural a o mais alto requinte!!





Para mim sem dúvida..a mais bela cidade!!