quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Interlaken & Lauterbrunnen

Provavelmente o local onde a pessoa se pode sentir num conto de fadas e duendes onde reina a felicidade muito ao estilo "Heidi" onde nada pode correr mal porque é harmonia e encanto emanado por todo o lado..
Dá vontade de saltitar pelos montes, molhar os pés na água e sorrir como uma louca...
 
Numa passagem muito rápida (claro ) por estes lados, fiquei "fanzaça" e já não queria vir embora.. Não me importava de ficar a morar aqui e fazer "nada"..so admirar a paisagem...
 
 
 
               
                                                    Estrada entre Berna e Interlaken

São campos verdejantes com toques de cor de papoilas e margaridas a espreitar entre elas, tendo como padrão de fundo os Alpes ainda pintados de neve.. Simplesmente maravilhoso.. Quem vier por estes lados de carro, é favor de se manter nas estradas nacionais, nada de autoestradas que têm muito pouco encanto Suiço..



                                                                 Castelo de Thun

No Castelo de Thun (ou Schloss Thun),  localizado na cidade de Thun encontra-se um museu sobre a história do castelo e da cidade. O Castelo foi construído em 1186 e está totalmente conservado.

 

                                          Vista do Lago Thun sobre as montanhas nevadas

Encaixado no meio a um imponente cenário de montanhas, o azul do Lago Thun é especialmente popular entre os marinheiros e praticantes de windsurf, que adoram a leve brisa sempre presente.


                                                        Cais junto ao Castelo de Oberhofen

Muitos castelos, com seus excelentes museus, podem ser encontrados em Thun e ao longo de sua costa, também chamada de "a Riviera do Oberland Bernês" por causa de clima ameno.


                                                                   Castelo de Oberhofen


O castelo Oberhofen, tem uma fortaleza medieval e uma torre, está localizado às margens do Lago Thun. O castelo, que remonta ao início do século XIII, abriga um museu vivo. O grande parque do castelo tem fama de ser um dos mais magníficos da região dos Alpes. Não fomos visitar infelizmente porque o tempo é sempre a "correeeeeer"...



                    Chalets de montanha são as habitações tradicionais por estes lados... Lindas!!



     
                                                                       É de tirar o fôlego!!!



                                                      Túnel entre Sundlauenen e Merlingen

Todo o percurso tem o seu encanto, as montanhas, o Lago Thun e a sua cor, os tuneis esculpidos nas rochas.. lindo.. mas atenção à condução.. só o pendura pode olhar bem...



                                                                Chegada a Interlaken


                              Interlaken é uma vilazinha  com cerca de 5300 habitantes



Fica situada entre os lagos de Thun e Birenz, e o seu nome significa "entre os lagos", na língua oficial, o alemão. Ya...
É uma das cidades mais charmosas da Suíça. Cercada por montanhas e lagos, Interlaken é procurada por vários turistas durante o ano inteiro.



A Vila é rodeada por três imponentes montanhas, Eiger, Mönch e Jungfrau, é o ponto de início de diversas atividades. Ski, Caminhadas e parapente, principalmente.




No início do século XIX, Interlaken, já era famosa pelas impressionantes paisagens montanhosas.  O sucesso de Interlaken como ponto turístico foi reforçado pelo término da construção da Ferrovia Oberland Bernês em 1890 e da Ferrovia Jungfrau, em 1912.

Como destino de férias e local de convenções e tratados de importância internacional, Interlaken é o ponto de partida ideal para incontáveis excursões. Mais de 45 ferrovias montesas, funiculares, tele-cadeiras e teleféricos em geral fazem o transporte até 200 km de pistas e a uma densa rede de trilhos para trekking. Barcos de passeio, incluindo barcos a vapor com rodas de pás, cruzam as águas do Lago de Thun e do Lago Brienz.


 
Praça central de Interlaken
 
 
 
 
Chocolate...Chocolate Suiço.. Fondue de Queijo.. Não digo mais nada.. Já estou a babar!!!
Ah.. Há mais uma palavra... CAROOOOOO... Mas não importa.. porque é BBOOMMM!
 
 
 


Não existe mais típica paisagem que esta.. Montanha.. Vaquinhas.. O máximo!!!




Comboios para a região de Jungfrau, na direção de Grindelwald e Lauterbrunnen, com conexões para o transporte ferroviário até Mürren, e de lá para Schilthorn, e também via Kleine Scheidegg até o Jungfraujoch, partem da estação ferroviária Ost, de Interlaken.


 
Staubbach (Lauterbrunnen)
 
Existem excursões de caminhada, que acontecem em terrenos predominantemente planos. Saem de Lauterbrunnen e vão até Stechelberg, passando por jorros de água de paredes rochosas verticais com várias centenas de metros de altura.
 


Esta é a vista da Janela do nosso Hotel.. Nem tenho palavras.. não queria dormir.. só ficar à janela a admirar a paisagem.




Situado nesta rua.. a rua central e principal de Lauterbrunnen, é o encantador e histórico Hotel Oberland, de gerência familiar, está situado no centro de Lauterbrunnen e apenas a 5 minutos a pé da estação ferroviária e da  Cascata Staubbach. Recomendo vivamente!!!



Para os praticantes de trekking, há uma extensa rede de trilhos para caminhadas. O Niederhorn também atua como habitat natural de íbexes, camurças e marmotas.



                                                                         Trummelbach

As Cataratas do Trümmelbach são as únicas quedas d'água de Glaciar do mundo acessíveis por elevador, galerias, túneis, trilhas e plataformas. Elas carregam sozinhas a água de degelo dos glaciares do Jungfrau vale abaixo – chegando a 20.000 litros de água por segundo. A água leva consigo, por ano, mais de 20.000 toneladas de seixos e pedaços de rocha, fazendo a montanha inteira tremer, provocando barulhos estrondosos.

 

Faz parte das 72 quedas d'água do Vale de Lauterbrunnen, entre as quais se encontram também as imponentes Cataratas de Staubbach.







Montanhas e montanhas, cada uma com o seu nome, aldeias e vilas totalmente isoladas, só sendo possível subir até elas de teleférico ou comboiozinhos tipo funiculares.. Uma outra realidade tão gira de experimentar!!!



As Cataratas de Staubbach são uma das 72 quedas d'água do Vale de Lauterbrunnen, próximas a outros espetáculos aquáticos, como as Cataratas de Trümmelbach. No verão, estas últimas Cataratas ficam acessíveis por meio de um estreito caminho e uma sacada na própria rocha. Painéis informativos oferecem informações de fundo histórico e científico sobre esses fenômenos naturais.
 Vou "alcunhar" esta terra como " Vale da água".. é simplesmente maravilhoso.. Silencioso.. calmo.. magico.. Ouve-se e sente-se a Natureza de uma forma como jamais teria imaginado..



Cenários idílicos para passeios.. quem quer ter paz e tranquilidade.. sintonizar-se com o universo e Mãe Natureza.. Aqui sem dúvida que é o Spot!!  O meu marido resmungão também ficou rendido.. Claro que não gosta de andar muito porque senão fica longe do carro, ou do hotel, ou sei lá do quê.. mas.. a pouco e pouco acho que o vou conquistando..e quem resiste a este cenário.. francamente!!



A apenas dez quilômetros de Interlaken, na ensolarada face sul de uma encosta, fica Beatenberg-Niederhorn, um paraíso para os amantes de parapente.


Desde cedo, românticos e amantes da natureza faziam peregrinações até as Cataratas de Staubbach em Lauterbrunnen, uma das maiores em queda livre na Europa. Diz-se que foram as Cataratas a inspirar o poeta Johann Wolfgang von Goethe a escrever o poema "Canto dos Espíritos sobre as Águas".





Finalizando..sem muito mais a acrescentar pois as imagens NÃO dignificam o que realmente se vê "in loco".. Ficamos assim... É tão lindo que da vontade de chorar...








terça-feira, 30 de setembro de 2014

Berna

 
Beeeem.. então, por onde começar...
 
Sempre vi imagens desta cidade e pensei...UUaaauuu.. mas agora que efetivamente já passei por lá, posso dizer.. Hhuumm, gostei sim, tem encanto, mas não ééééééé aquela coooooisa espetacular..
 
( Não sei se não começo a "apanhar a febre" do Hubby que é esquisito com tudo )
 
Então fomos de carro, num Sábado, super difícil para estacionar, um transito caótico e sinceramente, se não fosse o Hubby a conduzir, apesar de carta de condução há muitos anos, eu, não percebia nada daqueles traços no chão e sinais de transito, teria feito asneira atrás de asneira.. acabamos por estacionar no parque subterrâneo do casino..claro que é pago, mas vale a pena pelo descanso de saber que está bem parado e não vai ser rebocado!!!
 
Para entrar na fronteira Suiça fomos mandados parar pela guarda fronteiriça que estava muito desconfiado, revistou o carro de alto a baixo, a malinha da roupa foi toda remexida e perguntou tudo e mais alguma coisa, de onde vínhamos, para onde íamos, onde morávamos, se tínhamos família na suiça, o que íamos lá fazer, quanto tempo íamos ficar, qual era a nossa profissão..em que hotel íamos dormir.. Tudo.. no fim, deixou-nos seguir..
 
Não esquecer que para conduzir nas estradas nacionais, está sempre tudo ok, para entrar nas autoestradas é necessário comprar uma vinheta. Esta pode ser adquirida na fronteira..
 
 
 
 
 
Vista panorâmica sobre a cidade
 
 
Logo, a primeira coisa que se destaca à chegada, é a INCRIVEL cor do rio Aare.
A cidade não é muito grande, mas é muito verde e cheia de vida, muito limpinha, com muitas pessoas e animação..
 
O mais aconselhado é andar a pé....Não custa nada.. na estação central de comboios encontra-se o posto de turismo onde se pode pedir um mapa da cidade com trajeto caminhante assinalado e todas as informações que se possa necessitar na passagem pela cidade e arredores!! 
 
 

                                                              
                                                                Fontes na Marktgasse

Existe uma avenida grande que atravessa a cidade, lá se destacam suas famosas e muito conservadas arcadas. "São quase seis quilômetros cheios de lojinhas típicas e turistas em todo o lado que é preenchida por dezenas de fontes (com agua potável). Cada uma é impressionantemente cheia de detalhes e cada uma tem o seu significado. A avenida vai mudando de nome á medida que a atravessamos, começa por ser Spital gasse, depois Markt gasse, a seguir Kram gasse e finalmente Gerechtigkeits gasse já a chegar as pontes que atravessam o Rio Aare.



                                                           
                                                            Torre da prisão (Kafigturm)




Esta torre, que serviu várias vezes de prisão, converteu-se no campanário depois de um incêndio em 1405.

Debaixo do grande relógio encontra-se o relógio astronômico com a hora solar. Ao lado deles estão as figuras mecânicas (1527 – 1530) que encantam toda a gente.

A três minutos antes de completar a hora, o galo canta pela primeira vez. E ele assim o fará três vezes como na frase dita por Jesus Cristo para São Pedro: 'Antes que o galo cante, você me negará por três vezes'. Depois o bobo da corte toca os sinos e os ossos, nos pés de Cronos, também giram. O galo canta de novo e no passar da hora Cronos gira o relógio de areia que ele carrega na sua mão, conta as batidas do sino movendo a sua boca e o cetro que ele carrega na outra mão.

Com o terceiro canto do galo termina o espetáculo. O maior mérito é que o mecanismo original foi conservado até os dias de hoje. O relógio funcionava da mesma maneira no século XVI. Vale a pena...




No centro medieval da cidade, são visíveis vários edifícios privados com fachadas encantadoras que nos remontam ao passado. Estão aqui presentes desde o Sec XVII.

 
     Junker Gasse
 

             
                                                       Edificio da Câmara Municipal

O Rathaus ou Salão Cantonal, erguido em 1406-16 no estilo gótico tardio da Borgonha, com uma moderna fachada abordada por degraus cobertos e adornada com as armas dos distritos de Berna. Esta estrutura serve ainda como sede do Grande Conselho cantonal de Berna.



                        
                                                                 Vista da Ponte Untertor

Mesmo onde o Aare curva podemos parar nesta ponte com vista digna de um " Aaaahhh"

                             
                                                                            Rio Aare

É uma ilusão pensar que está nas Caraíbas...parece, pela cor desta água cristalina, mas não é... É Berna...




                                                             ( Casa Capitular ) Múnster

É a maior construção religiosa da Suíça (iniciada em 1421), sua torre, também a mais alta do país tem 254 degraus.


                                                             Porta principal do Múnster

Como símbolo da antiga maior cidade ao norte dos Alpes, a catedral ainda é marcante na parte antiga da capital helvética. Pragas, falta de recursos, conflitos armados e problemas estáticos atrasaram a sua construção. A cúpula foi erigida no século XIX no estilo neogótico com 101 metros de altura.



                                                                    




                                                Chalet Bernês, em pleno centro da cidade



                                                                         Palácio Federal

Aqui é a sede do Parlamento e do Governo Suiço.  A sua construção teve inicio em 1852 e terminado em 1902.



                                                                   Ponte Kirchenfeld

É a ponte metálica que liga a parte velha da cidade à Praça Helvetia onde se encontra o Museu histórico de Berna, o Museu de história Natural e a Biblioteca Nacional.




                                                              Funicular Drahtseilbahn

Não entendi muito bem porque existe este funicular, ele liga o primeiro Patamar junto ao Palacio Federal com o Patamar do Rio. Ok..ainda é uma declive assim assim, mas faz-se bem a pé.. Que é giro, é.. engraçado, também, mas na minha opinião, não muito justificável, até porque o acesso entre patamares está muito bem construído, tanto tem degraus, como rampa.. Talvez em 1885 quando foi construído, não gostassem muito de dar ao "pezinho".. São 32 metros, feitos em 1 minuto de viagem..


                             
                                                                           Zoo de Berna

Com apenas um dia para ficar nesta paragem, não tivemos tempo para tudo, mas dizem que é um zoo ótimo de se visitar.. Quem tiver tempo... aproveite.. e não esquecer também o Jardim das Rosas que infelizmente tivemos de deixar para trás sem entrar.. talvez para uma próxima ...


Berna está inscrita no Património Cultural da Unesco, graças ao patrimônio medieval de sua cidade antiga, que conseguiu atravessar os séculos.


Uma ilustre cidade, que vale a pena a visita e a paragem..