quinta-feira, 24 de abril de 2014

Bernkastle-kues

Então... Na Alemanha, região de Renânia-Palatinado, nas margens do Mösel encontra-se Bernkastle de um lado e Kues do outro.

Um local encantado de ruas e vielas históricas com um encanto de outra era.
Bem ao jeito Alemão campestre medieval, colorido, cheiroso, limpinho, antigo, porém cheio de vida.






Com uma história de 400 anos, esta cidade está para lá do que as fotos conseguem mostrar.
Passamos um dia interirinho aqui e pareceu pouco..Havia muitos cantinhos a "espreitar".
 
Completa de eventos durante todo o ano, o movimento não morre, desde simplesmente deambular pelas ruas estreitas, a acompanhar o festival de vinhos, o festival de música, espetáculos de rua, espetáculos de recriação medieval ou os mercados de Natal, sempre há alguma coisa a acontecer por aqui.
 



Rathaus

Claro, também tem um edifício de Câmara Municipal. Situada na Praça do mercado, pensa-se ter sido construída pouco depois da cidade ter sido galardoada por  Boimund I, o arcebispo de Trier em 1291, e completada em 1608 com a fachada em estilo renascentista.




Calendario do Advento
 
A praça do Mercado é a que atrai mais atenção. Não só por ser central mas pelas suas maravilhosas particularidades. Esta casa por exemplo, todas as janelas têm um número, são os dias do mês de Dezembro, igual como os calendários de chocolate. Todos os dias se abre uma janela até chegar ao Dia mais importante.. Que giro!!
 
 



Praça do Mercado
 
Pode-se encontrar por aqui, padarias, lojas de recordações, floristas, e mais duas casas singulares. A Heinz'sche Haus e a Pointed Haus.
 
 
 
 
A primeira, agora alberga uma charmosa e atrativa taberna. É uma das casas mais antigas em Bernkastle-kues e é a casa mais ricamente apetrechada de madeira na praça do mercado. O rés-do-chão é estreito com tetos baixinhos e contem maios três andares amadeirados.
 
A casa pontiaguda é a mais original. Construida em 1416 é um explendido resultado das casas e da forma de viver na idade média. Ao mesmo tempo é um exemplo de uma velha e tradicional casa de um vinicultor. Adega no rés-do-chão e os pisos superiores para guardar comida e acomodar os animais de estimação. Tal como a anterior, esta, hoje alberga uma famosa taberna.
 

 
 
 
Pointed Haus
 
 

O impressionante trabalho em madeira das casas do meio do século promete uma verdadeira experiencia ao estilo Mösel. Junto com as fantásticas vistas da cidade que merecem ser apreciadas, vale muito a pena parar um pouco em qualquer bar, taberna ou adega para respirar toda a vivencia aqui existente.





 
Karlsbader platz 
 
 
 
 




 
 
 
Graacher Tor 
 
É a única porta da cidade que resiste, outrora com oito portas em torno do muro da cidade, um museu de história local está agora aqui instalado desde 1985.
 
 
 
 
Landshut Castle
 
Vigilante lá do alto, está o castelo do Sec. IX. Durante a sua história, este castelo foi a residência dos Arcebispos da época. Foi destruído por um fogo em 1692, junto com todos os seus tesouros. Se se subir até la acima iremos ser recompensados com uma impressionante vista sobre a cidade e  o Rio. 
 
 
 
 

No interior do castelo existe um restaurante, onde se pode sentar e deliciar com ar medieval e a panorâmica sobre a região. Claro..com a sorte que temos, no dia em fomos..estava fechado!!

As ruinas estão ladeadas de caminhos pedestres. Pode-se subir a pé, ( o que valerá muito a pena) ou em alternativa o Landshut express com uma tarifa de aproximadamente 7€ por adulto, para subir e descer a montanha.




                                                
O vinho mais famoso da região é o "Bernkasteler Doctor" que segundo a lenda curou em tempos a doença de um médico.



 
   Kirche St. Michel

 A igreja de St. Michael com a sua torre de 600 anos de idade é uma das imagens de marca da cidade.


Magnificamente preservado, o centro histórico medieval da cidade oferece mais do que uma viagem no tempo... as suas atracões juntamente com a hospitalidade e excelente comida e vinhos , faz deste local, definitivamente, uma experiencia a não esquecer e uma delícia para quem a visita.