quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Paris

Aproveitei a proximidade da data de aniversário do meu querido, para mais uma vez ter desculpa de ir dar um passeio. E claro...arrelia-lo à brava...

Paris, é o destino. Cidade luz, do romance, achei que nos ia fazer bem aos dois e que desta vez ele realmente ia adorar, afinal Paris é Paris, quem não gostaria de por lá passear!! (Todos..menos o resmungão...claro!!)

Abrigando dezenas de monumentos, pelo seu papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. Símbolo da cultura, a cidade atrai quase trinta milhões de visitantes por ano, ocupando também um lugar obrigatório no mundo da moda, glamour e do luxo.

Para nos deslocarmos dentro da cidade, além de autocarro, há o metro, com 14 linhas, sendo o terceiro maior da Europa. Paris é servida ainda pelo RER, uma rede ferroviária suburbana que facilita a ligação de toda a região metropolitana. Seis grandes estações ferroviárias ligam-na à sua periferia  e a todas cidades da França e à zona rural próxima através do TGV ou de comboios clássicos.

Pensei que ia ser uma grande confusão visto morar na aldeia e não estar nada habituada a transportes públicos, muito menos em grandes cidades. Mas não, nada disso. É super fácil de viajar de metro. Está tudo muito bem indicado e super fácil de entender. A primeira vez, pegámos o metro no sentido contrário, foi engraçado perceber que ooops, estavamos a andar para o lado errado, mas saímos na estação seguinte, ficámos presos nas portas de entrada, mas lá nos safámos e pegamos o sentido correcto. AAhh, foi uma aventura de "turista".

Os Parisienses são muito simpáticos, pelo menos aqueles com quem falámos. (Foram poucos), mas tinha uma noção de ter ouvido que eles não eram nada prestáveis nem sociais. Não fiquei com essa impressão.

Antes de viajar, preparei todo o percurso, como o tempo é pouco (3 dias) queria aproveitar ao máximo. Primeiro a margem esquerda, depois a margem direita, e depois logo se via. Claro que chegando lá não funciona exatamente como o planeado mas isso é outra história.

Ficámos instalados no Hotel D'Orsay, com muito boa localização, quarto muito confortável, staff muito simpático, a pouquíssimos metros do Museu D'Orsay e da estação de metro com o mesmo nome. Fica  na margem contrária mas mesmo em frente ao Museu do Louvre. 



Jardim do Luxemburgo,  é  maior Parque público de Paris, pertence ao Senado de França, atualmente sediado no Palácio do Luxemburgo.
Contém um enorme terraço decorado com imensas estátuas e pequenos lagos. Ornamentado com belíssimas flores, foi pensado por Maria de Medicis no intuito de simular os seus jardins preferidos quando era criança ainda em Florença.
Nota: Não se passa pelos belos jardins sem se sentar nas cadeiras verdes junto ao lago maior e desfrutar um pouco o momento!! Mas pouco tempo no meu caso porque já alguém, me estava a soprar no ouvido...vamos ficar aqui muito tempo?? Oh Meu Deus..por favor..ainda agora aqui chegámos!!



Institut de France, é um instituto do estado constituido por 5 academias.



  •  L'académie française fundada em 1635
  •  L'académie des inscriptions et belles-lettres fundada em 1663
  •  L'académie des sciences fundada em 1666
  •  L'académie des beaux-arts criada em 1816
  •  L'académie des sciences morales et politiques fundado em 1795

  • Um bocadinho aborrecido portanto!!




    Torre Montparnasse,  é um arranha-céus de 210 metros, edificado no bairro de Montparnasse. Construída de 1960 a 1972, é o prédio mais alto da França e o nono mais alto da Europa.
    Por acaso, o meu senhor estava com frio..e entramos para comprar um casaquinho, não queria que ficasse doente e passasse o tempo todo a revirar os olhos!! Barato por acaso!!



    Parc Andre citroën. A partir da antiga fábrica da citroën, saiu este parque verdejante que os Parisienses usam para lazer sempre que desperta um pouco de sol. É uma edificação futurista bem na margem do Sena. Contém duas enormes estufas de plantas exóticas que se podem visitar. O Balão, bem no meio do relvado central, é cheio de hélio e eleva-se no ar para que os visitantes possam desfrutar da vista aérea de Paris. ( Nem quis saber o preço..não ia pagar mesmo!!)



    Sim, em Paris há uma Estatua da Liberdade. Ou melhor, duas. A maior delas fica na extremidade da Île des Cygnes e está voltada para oeste, para a estatua original em Nova York.
    A estatua pode ser observada durante os passeios de barco pelo rio Sena ou desde as proximidades da Ponte de Grenelle. Essa replica de 11,5m e foi doada à cidade em 1885
    A segunda réplica esta esta dentro dos Jardins du Luxembourg, e foi um presente de Bartholdi ao Musée du Luxembourg em 1900. Essa estatua é feita em bronze e serviu como modelo para a construção da estatua de Nova York.



    Torre Eiffel



    Dispensando apresentações, a Torre Eiffel  é uma torre treliça de ferro do Sec.XIX localizada no Champs de Mars. Tornou-se um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo.É o edifício mais alto de Paris, sendo o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nós, não fomos excepção claro. ( A vista lá de cima é soberba, mas aconselho a comprar os bilhetes on line, porque as filas no local, são de horas de espera.) Nomeada após o seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
     
    Segundo o rezingão de serviço.. é um monte de ferro que seria espetacular para desmantelar e vender ao Quilo.. Oh Meu Deus..não quis acreditar quando ouvi aquelas palavras...mas enfim, faz parte do charme, é também por isso que o AMO..faz-me sorrir...
     


    Place du Trocadero, É um imenso espaço em frente da Torre Eiffel. Possui dois edifícios que a enquadram. Deum lado a Cité de l'architeture et du patrimoine e do outro o Musée de l'homme.
    Aqui encontram-se dezenas de pessoas a venderem lembranças de Paris e centenas de turistas com as máquinas a tiracolo pois é daqui que se captam as melhores imagens da Torre Eiffel.


    L'hotel des Invalides, contém monumentos e museus ligados à história militar de França. é também o hospital dos veteranos de guerra, e museu de história contemporânea.  Aqui encontra-se o túmulo do famoso Napoleão Bonaparte.


    A Ponte Alexandre III é uma ponte que atravessa o rio Sena.. Faz parte do conjunto arquitetónico formado pelo Grans Palais e Petit Palais e é por vezes considerada uma das mais emblemáticas pontes de Paris. Foi construída entre 1896 e 1900.
    A ponte é decorada com querubins, ninfas e cavalos alados nas extremidades. Foi nomeada após a aliança Franco-Russa feita pelo czar Alexandre III em 1892. É realmente extraordinária a sua beleza.


    Um passeio de Barco pelo Sena, é algo que não se descreve por palavras. Tem de se sentir.



    Arco do Triunfo, construido em 1806 em homenagem às forças armadas Francesas. A subida até ao seu cume é possivel, mas paga claro. Nós não o fizemos, achamos que não valeria a pena embora devesse ser engraçado ver do alto as avenidas envolventes que partem deste local em forma de estrela. 


    Avenida Champs Elysées, dizem ser a avenida mais bonita de Paris. Outrora parece ter sido o local mais prestigioso de Paris, onde haviam as marcas de luxo, a alta elite, sedes de grandes empresas. Uma avenida muito exclusiva, mas agora não. Engane-se quem chega e acha que vai ficar UAAUUU, bem, eu não fiquei. Embora sim, de uma grande beleza, prima pela diferença de todoas as outras avenidas da cidade, tem ainda algumas marcas de Luxo, os cabarets famosos como o LIDO, ou o espaço "Fouquet's" onde se reune a elite francesa de negócios e onde o Presidente Nicolas Sarkosy festejou a sua vitória eleitoral, mas também tem McDonald's e cafés normais bem como muitas pessoas "comuns". Mas nós descobrimos qual a rua UUUAAAHHHH nestas imediações. Veja-se a seguir!!!



    Embora claro, não possa publicar aqui todas as fotos desta viagem, e seja fotograficamente impossível para mim captar todo a avenida, esta é uma amostra da Avenida Montaigne, portanto, no centro da Champs Elysées encontra-se uma rotunda, em vez de se seguir em frente como seria espectável, vira-se à direita e...voilá...a rua TXAN TXAN de glamour e grandes marcas e grandes carros, uma sucessão de lojas de alta costura francesa e internacional.Algo deserta de peões e turistas esta avenida. Então lá vamos nós, os dois bonequinhos a descer a rua da Elite e passamos pelo famoso nº41, o restaurante L'Avenue, não só por acaso estavam a fotografar qualquer coisa de moda. É aí que os designers, estilistas, modelos e gente do cinema da Elite se encontram. Para ver alguém famoso é parar por ali.
    Então um pouco mais à frente havia um banco de beira de passeio e sentámo-nos ali por uns minutos, houve um segurança que veio à porta, olhou com ar desconfiado mas quando olhei para ele sorriu, e eu pensei...ok...só depois reparei que parámos mesmo em frente à porta da Casa D'ior. mas na boa, não se passou nada, afinal se eu quisesse entrar e não ficar à porta, creio que fosse uma potencial cliente. :)




    Place de la Concorde, é maior praça de Paris, Aqui esteve durante muito tempo a guilhotina onde foram executados Luís XVI e Maria Antonieta. No centro da praça está o Obelisco, oferecido a França pelo vice-rei do Egipto Mohamed Ali. Nesta altura estavam a montar gruas e infraestruturas televisivas para o grande desfile de orgulho gay que acontece por ali e coincidiu com a a nossa estada.



    Grand Palais, Construido em 1900, faz conjunto com o Petit Palais e a Ponte Alexandre III. São museus com exposições temporárias ou utilizados em eventos de moda e outros.


    No Jardin des Tuileries,( (vide próxima foto), também muito bonito por sinal e que antecede a chegada do Louvre para quem está na Place de la Concorde), há o Musée de L'orangerie que abriga uma das obras primas de Monet, o painel "les Nympheas". Na foto a escultura de Auguste Rodin intitulada "O beijo".


    Jardin des Tuilerires



    Museu do Louvre, para o conhecer deve ser tarefa de uma vida, não se pense que numa visita se vê porque é uma ideia muito errada, Para além da colecção permanente, existem também as temporárias. Alberga milhares de obras, incluindo Aphrodite a Vénus  de Milo, Os escravos de Miguel Angelo ,La Joconda de Leonardo da Vinci e claro a famosíssima Mona Lisa. Ás tantas a capacidade de apreciação de uma obra desvanece pois são muitas ao mesmo tempo. É aconselhável não tentar ver e perceber o Louvre de uma vez só!!




    Ópera de Paris, Mármore decorado a ouro. Belíssima, de 1875. É por estes lados que se encontra a alta gastronomia. Não, não almoçámos por ali pois os valores sobem sobem sobem.



    Hotel de Ville, ou Câmara Municipal, como se preferir. Um edifício realmente encantador da época Renascentista. (1357).



    Notre Dame, a Catedral de Paris, residência do Corcunda :), aah. Construida na segunda metade do SEC.XIII é considerada a mais bela obra gótica francesa.




    Paris à noite, esplendorosa, totalmente diferente da visão diurna, o mesmo espaço torna-se irreconhecível com o cair da noite e as luzes acesas. O meu marido gostou mais da cidade de noite ( mas ele também é sempre ao contrário). Tem realmente o seu encanto, embora tenhamos viajado em ano de "crise", e muitos dos edifícios se encontrarem "desligados" para poupar energia, os que estava iluminados pareciam realmente saídos de um filme romantico. Obrigatorio uma saída nocturna. Embora em pleno mês de Junho só seja realmente de noite por volta das 23h, a espera vale a pena.



    Na Place Blanche, na zona de Montmartre fica o Moulin Rouge, o mais famoso cabaret da região e até mesmo do mundo. Neste Bairro existe a vida nocturna mais "maluca" de Paris, eu fiquei um pouquinho assustada mas não estou habituada à quantidade louca de pessoas na rua ao mesmo tempo, parecia a entrada do Rock in Rio. Montes e montes de pessoas, para todos os gostos e de todas as idades. Uma característica do local  é que os jovens andam com as suas próprais garrafas de bebida trazidas de casa, portanto deve sair mais económico do que compra-las no local.  



    As Vinhas de Montmartre, dão origem ao vinho "Clos", vendido a 40€ a garrafa. É engraçado num meio tão urbano encontrarem-se vinhas, as únicas da cidade. A colheita destas uvas é atracção turística internacional. Acontece no mês de Outubro com uma grande festa.




    Montmartre não é um bairro coerente. Existe o bairro das ruelas e casas romanticas, da loucura nocturna, sex shops, como mencionei anteriormente e Montmartre do funicular, pintores, artistas e turistas.  Esta é a Place du Tertre. Esta imagem descreve bem o que é na realidade. Basicamente, turistas e pintores.


    ~

    Basílica do Sacré Coeur,  pode ser atingida pelas escadas ou pelo Funicular,


    Palácio de Versailles. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. Construído pelo rei Luís XIV, o "Rei Sol".



    Como obra central de construção de Luís XIV, a  Galerie des Glaces, ou Sala dos Espelhos.
    Luís XIV desejava ter uma sala que deixasse de boca aberta todos os seus visitantes. Foi concretizado. A sala é de tirar o fôlego. Mágica, encantadora, bela.






    Formando uma fila de salas paralelas, o grand appartement de la reine serviu como residência de três Rainhas da França — Maria Teresa de Espanha, esposa de Luís XIV Maria Leszczynska, esposa de Luís XV; e Maria Antonieta, esposa de Luís XIV, (adicionalmente, a neta por afinidade de Luís XIV, Maria Adelaide de Saboia, enquanto Duquesa da Borgonha, ocupou estas salas entre 1697 (o ano do seu casamento) e a sua morte em 1712.


    Um trabalho gigantesco de Andre Le Notre em 1661, os Jardins do Palácio de Versailles são esmagadoramente grandes e simétricos. Na imagem, o "parterre" de águas verdes. É a primeira imagem do jardim vista do interior do Palácio.


    Le Grand Trianon, é um pequeno Palácio de mármore cor de rosa que Luís XIV mandou construir em 1670 como local de refúgio para que podesse "fugir" da corte.



    O Petit Trianon é um palácio construído no sec. XVIII pelo Rei Luís XV para a sua amante, a Madame de Pompadour. Este palácio fica localizado no interior do parque do Palácio de Versailles.


    Um refúgio rustico nos domínios do Petit Trianon é a chamada "Maison de la reine" construido para Maria Antonieta em 1785. Envolto em Lagos, canteiros, hortas, e até uma quintinha com animais, num ambiente romantico e rural com o intuito de servir o prazer simples e campestre da Raínha.


    Na Primavera, o jardim é inundado de milhares de flores coloridas, ladeiam todos os relvados e fontes.


    Les grandes eaux musicales é um espetáculo LINDO de morrer. Reporta-nos ao tempo em que a exuberância do espaço funcionava em pleno e toda a corte francesa se passeava por ali. Ligam a água de todas as fontes e estas iluminam-se de um explendor jamais compreendido a não ser no local. Ao mesmo tempo ouve-se música barroca e desfruta-se da magia. Momentos que ficam para sempre. Somente de 31 de Março a 28 de Outubro, Sábados e Domingos durante apenas 3 horas por dia.


    Como "peça" central, o Grande Canal, com 1670 m de comprimento. Brutal!!




    Parque de Buttes chaumont, fica numa região pouco turística, assim, este é um bom lugar para ver os parisienses de verdade: famílias inteiras e jovens em grupos, judeus e árabes, gays e recém-casados enchem o parque nos fins-de-semana, para caminhar, pedalar, fazer piquenique ou simplesmente se jogar na relva e apanhar um pouco de sol. O parque tem ainda um teatro de fantoches e alguns bares, entre os quais o Rosa Bonheur.


     
    Perto do Rosa Bonheur, na parte leste do parque em direção ao norte, dá para ver os trilhos da desativada Ligne de la Petite Ceinture, uma antiga linha de comboio que contornava a cidade.
     
     
     

     
     
    E assim é Paris...LINDA demais, e para rever as vezes que sejam possíveis. Eu...vou voltar!!! E o Querido também...arrastado...mas vai !!   :)