quinta-feira, 1 de março de 2012

Cobenhavn (Copenhaga)

Decidida a continuar o martírio do meu marido, mais uma paragem. Copenhaga. Mais uma escapadela de dois dias decidida rapidamente, e oferecida como prenda do dia de São Valentim, para ele não poder recusar. Há que haver estratégia.
Pensei que sendo em Março, já devia estar mais quentinho. É Primavera. Mas não.. enganei-me. Estava frio, muito frio mesmo. Pesadelo para ele, alegria para mim.

Esta cidade tem uma organização incrível. Pessoas muito simpáticas, prestáveis. Gostei. Não pensem em ser mal educados em Inglês porque eles percebem. Todos falam esta língua. Logo, muito fácil de comunicar.

Pode-se acessar em casa ao site visitcopenhagen.com e pedir por correio um mapa da cidade. Eles enviam gratuitamente para qualquer parte do mundo. Assim, no conforto do lar temos tempo de organizar a visita detalhadamente.

Copenhaga é uma cidade diferente. Muito rústica, castanha de madeira e tijolinhos mas muito bonita. O mar ainda estava congelado. Sim...eu disse o mar...estava numa enorme pedra de gelo. Nos canais, os barcos não podiam navegar e os desgraçados dos patos nem molhavam o rabo porque não conseguiam chegar à agua.

Ficámos alojados no hotel de 4 estrelas Ascot Hotel & Spa.
Situado num edifício encantador do século XIX, este hotel está situado apenas a 3 minutos da Praça da Câmara Municipal e dos Jardins Tivoli. Apresenta acesso gratuito ao ginásio e um buffet de pequeno-almoço popular.

Na minha opinião, para uma vista geral 2 dias chegam para conhecer o principal. O mapa da cidade que nos entregam é muito detalhado e embora pareça que vamos andar quilómetros, sim é verdade, andamos quilómetros mas nem se nota. As atracções são pertinho umas das outras, nem há necessidade de gastar dinheiro em transportes. Os nossos pés levam-nos a qualquer lado.

É preciso levantar cedo e organizar bem o passeio. Aproveitar bem o dia e tirar partido do facto de estar numa cidade muitíssimo encantadora com tanto para explorar.


Infelizmente não conseguimos entrar nos Tivoli gardens pois só abrem as portas em Maio.. Mas à noite, quado se ilumina, conseguimos ver o palácio através dos portões. É realmente muito bonito.


Pois, parece que as sandwish de salmão fumado não são tão boas como parecem, embora seja um "petisco" por aqueles lados, sendo portuguesa, o meu negócio é mais bife do que outra coisa. E embora tivesse procurado em muitos snacks, não encontrei a "sandes aberta" ou smorrebrod como eles dizem. Mas fiz em esforço e comi esta, com boa cara para o marido não desconfiar que eu estava a achar aquela mistura muito estranha. Gosto sempre de experimentar as tradições dos locais onde vamos, mas nem sempre corre bem.


Os jardins TIVOLI






Os Tivoli gardens estão situados mesmo no centro de Copenhaga, em frente à estação central. Tal como referi, no Inverno está fechado e não conseguimos ter acesso (infelizmente essa informação não me chegou antes de comprar os bilhetes de avião, senão tinha adiado ou mudado o destino, mas conseguimos espreitar para dentro da vedação por alguns "buraquinhos") enfim, dizem ser um parque florido e encantado com diversas opções de divertimento, passeio, descanso, jogos, concertos, teatro, basicamente, de lazer para miúdos e graúdos. Até tem um aquário com peixes exóticos. À noite ilumina-se com 120 000 lampadas e abriu as suas portas em 1843. Aparentemente, foi neste parque que a Disney se inspirou par fazer o seu.


Rua  STROGET



Na Stroget em 1962 deixaram de circular carros. Dizem ser a rua pedestre mais longa do mundo com quase 3,2 km. É verdade, mas não parece, nós subimos e descemos esta rua várias vezes, e a diversidade de comercio e movimento é tanta que ficamos distraídos a tentar captar todo o movimento que nem damos conta o quanto já caminhámos. Desde lojas hippies, freaks, bares, cafés, pastelarias a lojas e design, floristas, galerias, museus, tudo por aqui existe. 


A rua Stroget começa aqui, na Frederiksberggade no edifício da Câmara Municipal.
Uma nota: Embora regra geral passem despercebidos, existem alguns sem abrigos nesta zona que nos abordam com um ar estranho a pedir dinheiro. Cuidado. Medo... Claro que com o maridão mal encarado ninguém se mete comigo, mas...mais vale passar longe oookkk???!!!!  :)


Mesmo no fim da Rua Stroget. NYHAVN,  pejado de restaurantes e bares e pessoas que gostam de beber e se divertir (No Verão claro).  É bastante luminoso e colorido. Muito bonito. É um canal flanqueado por casas do sec XVIII pertencentes a mercadores. Hans Christian Andersen muito passeava por aqui pois morava nas imediações, foi aqui que escreveu o seu primeiro conto, " O Isqueiro mágico".




Palácio Christienborg, Parlamento Dinamarquês e Supremo Tribunal. É também usado pela Família Real para vários eventos.

Aqui andávamos com um ar de tontos a perceber para que lado estávamos virados e para onde tínhamos de seguir, quando uma "local" nos perguntou..Estão perdidos? Querem ajuda? AAAhhh mas que simpatia aquela senhora.. lá nos ajudou e seguimos caminho...por causa dela fiquei fã dos Dinamarqueses. Muuuuito prestáveis, sim senhor!!



Na margem do Porto, mesmo em frente ao Palácio Real encontra-se a Opera. Foi doada ao governo Dinamarquês por A.P. Møller and Chastine Mc-Kinney Møller Foundation. é uma das operas melhor equipadas do mundo. Também alberga um pequeno palco para teatro experimental e a acústica dizem ser a melhor.


Amalienborg, Palácio Real, é considerada a melhor obra do estilo Rococo Dinamarquesa. Datado de 1750, consiste em quatro edifícios retangulares semelhantes, espalhados em volta de uma praça octogonal.





A Meca do Shopping "Chic" em Copenhaga é o MAGASIN DU NORD,  o local de glamour mais selecionado onde se pode encontrar as marcas dos estilistas mais conhecidos internacionalmente.
 
E por esta altura estava o meu marido a "revirar-me os olhos"... ainda queres andar mais???  OMG!!





Igreja St Alban, e Fonte Gefion, Em 2012 esta igreja completa 125 anos de existencia. a fonte é a mais espetacular de todo a cidade.




A Pequena Sereia, embora de dimensões reduzidas, (1.65m), é um dos monumentos mais fotografados do mundo. Inspirada no conto de Hans Christian Andersen de 1837 é o símbolo da cidade de Copenhaga.
Olhei para ela e pensei...ooohh, coitadinha..tão pequena realmente..Depois pensei..HEY..é a PEQUENA SEREIA...Muito bom...
 




CITADEL, uma fortaleza excecionalmente bem conservada em Kastellet, uma ilha em forma de estrela de 5 pontas edificada para proteção contra os suecos. 



Palácio ROSENBORG, estilo renascentista com 24 quartos com a decoração original. Alberga as joias da coroa e várias atrações cheias de objetos interessantes, o Salão de Inverno, Salão escuro, Átrio dos cavaleiros, Átrio de mármore, Aposentos de Frederico IV onde se vê as vestes ensanguentadas do mesmo, usadas na batalha naval de 1644 onde perdeu um olho.  hhhuuu...



RUNDETAAM, ou Torre redonda. Aqui vê-se o céu desde 1642. É o observatório mais antigo da Europa.




FREDERIKSBERG, cercado por uns magníficos jardins datados de 1720 segundo os preceitos romanticos do jardim inglês, este palácio foi erigido entre 1600 e 1620. Foi destruido por um incendio em 1859 e reconstruido com a ajuda de Jacob Jacobsen, o magnata da cerveja Carlsberg. É notável pelo seu frontão curvo.





FÁBRICA DA CERVEJA CARLSBERG, fundada em 1847, tem uma colecção de 13 000 dos 16 000 desenhos de rótulos Carlsberg. Pode-se fazer visitas guiadas às antigas instalações ainda com toda a maquinaria original e ainda fazer-se provas no bar da Carlsberg.  



JARDIM BOTÂNICO, é o maior museu de plantas vivas na Dinamarca. Contém um dos maiores herbários de plantas e cogumelos de todo o mundo. O objectivo é manter uma colecção de plantas diversas de forma a que sejam utilizadas em pesquisas, ensino e informação pública.



Foi uma visita que valeu muito a pena!!!  Adorei!!! E o "Hubby" assim...assim... EEhh...nada de especial!!! Resmungão!!