segunda-feira, 13 de maio de 2013

Luxemburgo

Viajo para este país com bastante frequência pois é lá que tenho a maior parte da minha família importante. Apesar de visitar diversas vezes, é sempre maravilhoso e NUNCA me canso. Há sempre algo de novo e diferente para ver.. Embora muito pequeno, este país e suas regiões são mágicas e diversificadas. Para mim...tem tudo a ver...só aqui poderia haver uma região que se chama Vale dos sete castelos...São Dezenas de Palácios, Castelos e Ruínas espalhados por todo o território.. Um reino de fantasia que lembra além de muita história e cultura, príncipes, fadas, rainhas, duendes...sei lá...,MAGIA...e um grande sorriso.


O Grão-Ducado do Luxemburgo  faz fronteira com a Bélgica, a França e a Alemanha e cuja história é indissociável da dos países vizinhos. O seu território é essencialmente constituído por colinas onduladas e florestas.


Apesar de, ao longo da sua história, o Luxemburgo ter estado sob o domínio de muitos países e casas reais, constitui, desde o século X, uma entidade política distinta, embora nem sempre autónoma. .

A língua nacional, o luxemburguês (Letzeburgesch), é parecida com o alemão. O alemão é a língua mais falada pelos luxemburgueses e mais utilizada nos meios de comunicação social. O francês é a língua utilizada para fins administrativos.

A estrutura da economia luxemburguesa assenta principalmente nos sectores bancário, dos seguros e da indústria siderúrgica. Todavia, a produção agrícola e vitivinícola também são importantes.

Num país com tanta floresta, não é de estranhar pratos típicos como o guisado de lebre ou o presunto das Ardenas. Outras especialidades típicas são pratos à base de peixes de água doce frescos como a truta e o lúcio.

No vale do rio Mosel, que se estende também pelo território da Alemanha, produzem-se vinhos brancos muito conhecidos e apreciados. À semelhança de outros países do Norte da Europa, o Luxemburgo também produz marcas de cerveja populares.



A CIDADE (capital)    LUXEMBURGO

De suas torres mais altas até seus desfiladeiros mais profundos, a Cidade de Luxemburgo irradia riqueza e prosperidade. Há muito para ver e fazer no centro histórico da cidade.

A cidade de Luxemburgo pode ser percorrida a pé. Situada no meio da natureza e entre velhos edificios medievais dão-lhe a categoria de ser uma das mais pitorescas da Europa. Da Praça D´Armas, até a Praça da Constituição, depois pela Cidadela do Santo Espírito, segue-se o Chemin de la Corniche, um formoso passeio que nos leva ao Castelo. A parte mais antiga da fortaleza da cidade são as Casemates, túneis, corredores e armazéns subterrâneos, onde puderam refugiar-se os habitantes da cidade na II Guerra Mundial.
Entre as construções mais antigas destaca-se a Igreja de São Miguel do ano 987.
Às margens do Rio estendem-se  preciosos parques ideais para passear.





Paredes da Corniche
 
 
As paredes da Corniche no Luxemburgo  é conhecida como "a varanda mais bonita da Europa", bem como o grande portão da Grund (1632). Para a esquerda, as muralhas revelam várias casas aristocráticas e refúgios. No outro extremo é o antigo convento dos dominicanos e da igreja de São Miguel (987).
No subúrbio de Grund é um grande aglomerado de edifícios com a igreja e antiga Abadia de Neumünster (688-1705) com um claustro de Limoges (16 C), um órgão (1720) e uma "virgem negra" (14 C. ). Os edifícios adjacentes são o "Hospice St-Jean" antiga fundada pelo imperador Henrique VII, Conde de Luxemburgo, em 1309.



Bock
 
 
Bock , une-se à cidade pela Ponte Castelo (1735), que é a entrada para os famosos Casemates.
No planalto Bock, os restos de um antigo castelo, descobertos em 1963, agora o Memorial da existência milenar da Cidade. Há belas vistas do subúrbio de Grund e do Planalto Rham, também do quartel construído por Vauban (1865), as grandes torres e restos da muralha Venceslau (1390).



Casemates

 Os Casemates do Luxemburgo são uma rede de 21 quilômetros de passagens subterrâneas lavradas na rocha sólida.
Eles eram capazes de abrigar milhares de defensores durante o seu tempo, bem como equipamentos, cavalos, oficinas de artilharia, cozinhas, padarias e matadouros. Sua área mede 40 mil metros quadrados.







Capela de São Quirin
Capela de São Quirin no Luxemburgo data do C. 14 e anteriores. Perto dali, sob a sombra do Espírito Santo Citadel é o Viaduto (1859-1861), uma ponte majestosa, com 25 arcos, também chamado de "Passerelle".
Também fica próximo a ponte Adolphe (1899-1903; altura de 45 m, comprimento de 85 m).


Goethe Monumento
Goethe hospedaram duas vezes no Luxemburgo, em 1792, e o monumento comemora essas visitas. Abaixo do monumento é o subúrbio de Clausen. Ao lado de sua igreja fica uma casa com uma pequena torre. Aqui é o local de nascimento de Robert Schuman (1886), "o pai da Europa".






                                                              Ponte Adolphe

Adolphe, a ponte em arco, construída no início dos anos 1900, tornou-se o símbolo da independência de Luxemburgo e é uma das atrações mais populares do país. Com mais de 100 anos, a ponte foi construída depois que os muros de fortificação da cidade foram destruídos e é a ligação principal entre as duas metades da cidade. 
O vale do rio Pétrusse, situado sob as Pontes Adolphe e Viaduc, separa a cidade alta do Planalto Bourbon.





Palácio Grand-Ducal
O Palácio do Grão-Ducado do Luxemburgo é um edifício renascentista em duas partes. A parte antiga data de 1572 ea parte do meio 1741-43 (barroco, transformado em estilo renascentista, em 1891). Junto à direita é a Câmara dos Deputados (1858-1859). Perto está o Mercado de peixe, uma encruzilhada antigos romanos e no centro da cidade velha.



Monumento de Unidade Nacional
Do Monumento de Unidade Nacional (1971), no Luxemburgo há excelentes vistas sobre o vale do Pétrusse e o Alzette, o planalto Rham eo susurb Grund. Perto está o Record Office (1862), o quartel da guarnição antiga Prússia.

Praça de armas e Praça da Constituição
O Place d'Armes, no Luxemburgo é o centro da capital e foi recentemente restaurada em 1986. A Praça da Constituição, no Luxemburgo tem o memorial de guerra, construído em 1923 e restaurado em 1985 obelisco. Há uma bela vista sobre o "Pétrusse" Vale e da Ponte Adolphe (1899-1903).




Müllerthal


Região conhecida como “Pequena Suiça”, é mais procurada pelos próprios cidadãos, que vão atrás do contacto com a natureza. Seu centro é a cidade católica de Echternach, que possui na sua abadia o sarcófago do único santo do país, São Willibrord.


Uma atração imperdível nesta viagem. Graças às formações rochosas de arenito, a área é repleta de riachos, cavernas, cascatas e densas florestas. Caminhe ou pedale em trilhos panorâmicos, escale rochedos de arenito. Qualquer que seja o seu prazer ao ar livre, Müllerthal oferece uma natureza surpreendente.


 
 
Trata-se de um lugar montanhoso e muito pitoresco, rodeado de colinas. Aqui encontram-se as paisagens mais formosas do país.




Vales ventosos, rios de descidas rápidas, prados verdejantes e castelos com torres, faz desta região a mais popular para turismo.


 
ECHTERNACH

Rodeado de fascinantes paisagens este local medieval oferece ao visitante um atrativo sem igual. Outra das razões para ir à  da cidade são os festivais de música, dança e arte que se celebram no verão. A Abadía Benedictinatemn é um lugar de concertos impressionantes. ( Curiosamente, não estive em nenhum...visito mais a cidade no Inverno)


 
 Praça central de Echternach no Natal
 
 
 
 
 Lago de Echternach no Inverno
 
 



CASTELOS


ESCH-SUR-SÛRE
Nas margens do Rio Sûre encontra-se este povoado, entre as rochas, as ruinas de um castelo no alto de uma colina.


 
Um local pequenino e muito pitoresco 
 
 
 BEAUFORT
 
Datado do inicio do sec XI, este castelo foi edificado em quatro períodos. Começou por ser uma fortaleza quadrada numa rocha, foi modificado e acrescentado ao longo de vários períodos pelos seus donos, tais como William de Orley em 1848 aquando do seu casamento com Adelaide de Beaufort, em 1639 pelo Governador Von Beck e seu filho em 1649, comprado em 1893 por Henri Even e seu filho, finalmente adquirido em 1981 pelo governo Luxemburguês.
 
 




LA ROCHETTE

150m acima do vale ergue-se La Rochette, um tributo ao Rio Sûre. Do sec XII ao sec XIV o castelo foi habitado por várias famílias. Desde que foi adquirido pelo estado em 1979 foi alvo de vários restauros pois encontrava-se em elevado estado de ruína. Construido em cima de rocha, quase que se funde com a mesma. Majestoso!!







VIANDEN
 
Este castelo foi construído entre os seculos XI e XIV. É um dos castelos com  mais finas características das Eras Romanas e Góticas da Europa.
Em 1977 foi adquirido pelo estado, tendo sido  anteriormente casa dos Distintos Condes de Vianden.



 
 
 
 
Podem-se também visitar os fantásticos Castelos de Ansembourg, Bourglinster, Bourscheid, Clervaux, Differdange, Hesperange, Hollenfels, Koerich, Mersch, Mont Saiat-Jean, Pettingen, Schengen, Schoenfels, Useldange, Wiltz, Septfontaines e outros, para mim ainda é uma descoberta pois não visitei todos...Para a próxima!!
 
 



A região vinícola de Mosel   (VALE DE MOSELLE)


Nesta encantadora região poderá alegrar-se fazendo a rota do vinho. Provar  os suaves caldos de Luxemburgo é a maior atração. São vales vinícolas com paisagens deslumbrantes.




Remich

 

Diz-se que o vale do rio Mosel é uma das paisagens vinhateiras mais espetaculares do mundo. Com a nascente nos Vosgues, o rio encaminha-se para norte, até alcançar o Reno. Nos últimos 200 quilómetros desdobra-se em curvas, meandros e penínsulas, enquanto nas margens, por vezes íngremes, a vinha preenche a quase totalidade do espaço. No fundo, rente à água, uma fiada de povoações acompanha o caudal tendo uma infinidade de locais a visitar. Desde Luxemburgo a Alemanha, este Rio acompanha os mais belos sítios que se possa imaginar.




 Um exemplo...e só um dos MUITOS... é esta Vila alemã, COCHEM!! 


 

Uma imagem vale mais que mil palavras!!




Memorial e Cemitério Americano

Um pouco mais de 50 hectares de terra, este é o local onde 5076 soldados e oficiais morreram nas batalhas da Segunda Guerra Mundial estão enterrados e o lugar de repouso para um dos mais famosos generais da América, o general George S. Patton, cujo poder de liderança foi reconhecida durante a Segunda Guerra Mundial.



Uma capela feita de pedra branca também faz parte deste edifício cemitério.
Pode ser uma opção mais ‘sombria’ mas merece ser visitado. Não tenha dúvida disso.


Este país tem a mais diversificada oferta de Turismo que se pode imaginar, sendo tão pequenino, há tanto para ver e fazer!! Mesmo no centro da Europa, com um pulinho cai-se noutro lado qualquer!! Para mim...é simplesmente...o melhor!!! Para o "piquinino"...não lhe diz nada!!  Já se calculava... Resmungãaaaaaaaooooo!!!!