sábado, 5 de janeiro de 2013

Budapeste




Budapeste é a capital e a maior cidade da Hungria. Localiza-se nas margens do rio Danúbio. Foi fundada em 1873 com a fusão das cidades de Buda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda.

Pensei...hhheeeiii..mais um passeio ALTAMENTE...e o Baby...Oh..pá..porque é que me metes nestas coisas????? Isso não é frio lá?? _ Ehh ppáahh...sim...é...é frio...mas olha...temos pena!!

Budapeste tem 10 pontes, sendo a mais conhecida a Széchenyi Lánchíd (Ponte das Correntes). Os edifícios mais característicos e importantes são o Castelo de Buda, o Parlamento de Budapeste (Országház), a Praça dos Herois e o Teatro Nacional. No centro a praça mais visitada é a  praça Vörösmarty.




 Ponte das correntes



 A Ponte Széchenyi Lánchíd  entre Buda e Peste é uma ponte suspensa e foi inaugurada em 1849. É a mais famosa das pontes e à noite, também a mais bonita.











 Ponte Elisabeth







 Ponte Elisabeth ("Erzsébet hit" em húngaro)  A ponte é nomeada assim em homenagem a uma rainha popular, Isabel da Austria, a imperatriz da Austria- Hungria, que foi assassinada em meados de 1898. Há uma grande estátua de bronze da rainha num pequeno parque em Buda.

A ponte original foi uma ponte suspensa e juntamente com muitas outras pontes em todo o país, foi destruída no final da 2a Guerra mundial. Esta é a única ponte em Budapeste que não podia ser reconstruída na sua forma original. O monumento de pé fino, branco, foi construído no mesmo local entre 1961-1964, porque o governo não podia dar ao luxo de construir bases inteiramente novas para a ponte.





Museu da História de Budapeste


Se o lado Buda é a parte mais histórica da capital da Hungria, concentrando o Palácio Real, o castelo e outros monumentos nacionais, o lado Peste é o melhor lugar para o turista ficar, porque nele estão os principais hotéis, as grandes lojas, as avenidas mais importantes, a Ópera Nacional, o Mercado Central, os mais ricos monumentos e toda a diversão ao longo desta margem esquerda do Danúbio

São mais de 1.100 anos de história, guerras, conquistas, impérios, dominação comunista e finalmente democracia. Essa rica herança húngara está bem representada pela Ópera Nacional, a Praça dos Heróis, o maior Parlamento do mundo, a  Ponte das Correntes, a Basílica de Santo Estêvão (primeiro rei do país), o Memorial ou Coluna do Milênio, as largas avenidas, o Mercado Central, os casinos e hotéis de luxo, tudo isso reunido no lado Peste.
Na outra margem do Danúbio, o Palácio Real e Castelo de Buda, a Igreja Matias, a Cidade Velha, o Bastão dos Pescadores, os mirantes, a Fonte Gellért e as estátuas no meio de parques públicos e jardins floridos. Budapeste é mesmo uma festa para os olhos. Simplesmente irresistível.





Hotel e Banhos Gellért

Budapeste é famosa pelos banhos. Estes foram desenvolvidos pelos Otomanos que viram o potencial das mais de 120 nascentes termais nesta cidade. Dizem ser águas sulforosas eficazes no tratamento de reumatismo, artrite e até Parkinson. As termas têm um papel crucial na vida destes habitantes que acreditam mesmo nas suas propriedades.


 Igreja da gruta

Este singular lugar de culto escavado na encosta da colina Gellert foi fundado pela ordem dos Paulinos. Esteve tapada e esquecida até 1989, agora é aberta ao público, em excepção da hora do "serviço".



Cidadela (parte)


 Monumento de Gellert

Segundo a lenda, o bispo padroeiro da cidade foi atirado do cimo da colina que hoje tem o seu nome. Este monumento foi erigido em 1904 em homenagem por Gellert ter tentado converter Budapeste ao Cristianismo.


 Funicular de subida para o Castelo de Buda


Sugiro também fazer um passeio no funicular, subindo ao alto do lado Buda.




Construido em 1255, o palácio real ou Castelo é na verdade um monte de vários edifícios. O palácio, a galeria nacional, o museu de história, e palácio Sandor.



 Devido à 2ª guerra o palácio teve de ser construido de novo.



Bastião dos pescadores

Dos seus torreões tem-se a mais bela vista de Budapeste. Foi construido em 1895 em homenagem à associação de pescadores



Igreja de Matias




Após a destruição da igreja original em 1241 construiu-se outra como parte da cidade fortificada.
O telhado original sem qualquer beleza ardeu após o bombardeamento soviético, agora vê-se um esplendido telhado multicolor. Ao Domingo os orgãos e o coro acompanham a missa das 10h.


Arquivo nacional Hungaro



Mercado central


À primeira vista, o Mercado Central  seria apenas um paraíso de frutas, legumes, verduras e condimentos tradicionais, no país da paprica e dos temperos fortes. As pimentas são gigantescas, amarelas ou vermelhas, algumas verdes.





No segundo piso, o turista encontra o melhor do artesanato, começando pelos jogos para chá e café, tolhas bordadas, colchas, edredons e enfeites especiais de Natal. Há também uma série de pequenas lojas que vendem porcelanas e pratos pintados à mão, porta-copos, jogos de taças, peças de cristal de murano, roupa feminina, blusas, bijuterias e artesanato em geral. Neste mesmo andar, numa das extremidades, há um amplo restaurante, com mesas e cadeiras de madeira, servindo especialidades húngaras o ano inteiro. Para turistas, são dados cursos de rápida preparação de pratos tradicionais, como o goulash (e dão direito a diploma e foto).



GOULASH

Imagine uma cidade com mais de 200 museus à disposição. Aqui há museus de tudo: de ferrovias, de armas, de telefonia, de bandeiras, de selos, de borboletas, de bonecas, de aviões antigos, de roupas dos tempos imperiais. Claro que os principais são muitos, e muito mais importantes: Museu de História Natural, das Artes, da Cultura, do Holocausto, da Tecnologia, da Eletrônica etc. Muitos deles fecham às segundas-feiras. Alguns nem cobram entrada. Outros, custam de 4 a 8 euros.

Mas...não entrámos em nenhum...Pouco tempo...



Parlamento Hungaro

Se não houver tempo para entrar no Parlamento, pelo menos conhecê-lo de frente, e depois pelos fundos, passeando de barco pelo Danúbio. Sua construção foi iniciada em 1885, para ser inaugurado no histórico ano de 1896, quando a nação húngara completou 1.000 anos. Na verdade, foi aberto apressadamente. A construção só acabou, oficialmente, em 1904.A cúpula tem 96 metros de altura. O prédio tem mais de 260 metros de comprimento e inclui dez pátios interiores.





Outra dica: um passeio pela rua pedestre Váci Utca, onde se encontram excelentes lojas de roupas e artigos variados, além do Bar de gelo onde a temperatura no interior é de -1º. Não convida a tirar o casaco mas é original pois toda a decoração é feita de gelo, incluindo balcões  e mesas.


Portão de ferro do palácio Gresham

Hoje alberga o "Hotel Four seasons" mas foi em 1907 encomendado pela Gresham Life Assurance company de Londres. 



Também em Budapeste se encontra os tradicionais mercadinhos de Natal, onde se pode comprar artesanato, decoração natalícia, ou simplesmente beber vinho quente para aquecer ou comer um bolinho..

Á primeira vista, quando chegámos ao aeroporto e percorremos as ruas de carro até ao nosso hotel (situado no centro de Vaci Utca) eu pensei..Oh meu Deus, onde é que eu vim parar..pois todas as casas eram tão pequenas e sujas e com um ar tão pobre, as fábricas e edifícios maiores estavam todos destruídos..achei triste..pensei que o Baby me fosse apertar o pescoço...mas depois percebi, era essa a ideia, é deixar ainda para recordar os bombardeamentos da 2ª guerra. Foi uma visita rápida, só de um dia e meio mas gostei muito..e creio que o Hubby...no fundo..eh páh..não, não foi dos sítios preferidos dele..mas qual será?? Ainda estou para descobrir!!