quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Milão ( Milano )

Capital da região da Lombardia, foi fundada sob o nome de Mediolano por um povo celta.

Um único dia em Milão... HHHuumm..foi giro..mas podíamos ter visto mais..

Chegámos a Milão, já passava da meia noite, pegámos o Malpensa Shuttle no aeroporto de Malpensa e parámos mesmo em frente à estação central de comboios de Milão. O nosso Hotel, ( Hotel Bolzano ) seria por ali nos arredores.
Recomendo o Hotel, embora não seja nada de especial, é suficiente para passar uns dias e é bastante económico tendo em conta, a cidade...cara!!

Plano..ok..só temos um dia para ver tudo..o melhor é comprar o bilhete para o hop on hop off da cidade pois deixa-nos nos locais mais turísticos sem termos de perder tempo a procurar.

Decidimos percorrer a pé, o caminho entre a estação central e o 'Duomo', a partir daí pegavamos então o bus turístico.. má ideia..péssima ideia..não podíamos ter escolhido o dia mais errado para pensar assim..dia 7 de Dezembro é feriado Nacional a proposito do dia do Patronato, ou seja o Bus turístico só iria funcionar da parte da manhã.. enfim..estradas cortadas..uma confusão!!

Mas não foi por isso que desanimámos..embora a pé..lá fomos nós!!





                                                                               Corso Buenos Aires

Embora não tenha percebido o porquê deste nome, esta avenida fora do centro tem as lojas internacionais mais conhecidas, as mais acessíveis às carteiras mais comuns..a H&M, Zara, algumas marcas italianas etc..
Junta-se com o Corso Venezia que cai direitinha na 'Duomo'!



 
                                                          
                                                                                  Corso Vittorio Emanuele

É uma rua pedestre muito ativa.Não se trata de preços baixos, mas a Corso Vitorio Emanuelle II reune muitas lojas de´produtos e marcas famosas do mundo todo. A moda Italiana destaca-se  aqui, além de proporcionar um ótimo passeio e reunir pessoas do mundo todo. A rua é muito movimentada e divertida e fica a poucos passos da Duomo di Milano. Além das diversas lojas, encontram-se ótimas opções de cafés e restaurantes extremamente agradáveis para uma pausa entre uma compra e outra. O mais divertido são os performance workers, muito originais.



                                                               
                                                                                             Basilica San Carlo


Construída em 1844 como agradecimento ao fim da epidemia de cólera, é uma igreja neoclássica que tem como modelo uma igreja na Suiça. Fica situada no Corso Vittorio Emanuele, bem no meio de toda a área de compras!!



                                                                         
                                                                                                              Duomo

 
É a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa.  A catedral é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura. O interior tem cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares.
 
Não tente entrar na Duomo de calções ou ombros de fora. Não é permitido.. não seria problema para nós, pois estávamos em pleno Dezembro!!

                                                                  
                                                                                   Piazza del Duomo

Quando visitar a Piazza Duomo, tenha cuidado com os carteiristas, não aceite as pulseiras grátis que os 'fulanos' oferecem (que de grátis não têm nada) não compre objetos dos vendedores ambulantes, ou correrá o risco de pagar uma multa. Não compre migalhas nem ofereça comida aos pombos, pois isso também é proibido, apesar do efeito fotográfico.




                                               
                                                               Exterior     Galleria Vittorio Emanuele


Construída para comunicar a Piazza del Duomo com a Piazza della Scala, a galeria recebeu um grande público desde a sua inauguração, em 1877. Projetada em forma de cruz, por Guiseppe Mengoni, possui diferentes entradas em forma de arcos de triunfo.



                                                    
                                                                 Interior       Galeria Vittorio Emanuele

Está situada entre os dois principais pontos turísticos de Milão, a Duomo e oTeatro Scala, por isso recebe uma multidão de turistas, em busca de restaurante e cafés, além de lojas como Gucci, Prada ou LouisVuitton.


                                                                
                                                                                                 Teatro Alla Scala

É uma das mais famosas casas de ópera do mundo.
O Teatro alla Scala foi construído por determinação da imperatriz Maria Tereza de Austria, para substituir o Teatro Regio Ducale, destruído por um incêndio em 1776, devendo seu nome à igreja de Santa Maria alla Scala que antes se erguia no local.


                                                     
                                                                            Chiesa  Sta Maria delle Grazie


O duque de Milão Francesco Sforza ordenou a construção de um convento da Ordem Dominicana e uma igreja no local onde uma foi erguida uma pequena capela dedicada a Santa Maria da Graça .
A imperatriz Maria Tereza foi sepultada aqui em 1497.


                                                          
                                                                         Basilica di Sant' Eustórgio


Durante muito tempo foi um destino de peregrinos, já que era considerada o local da tumba dos Reis Magos...(sim...esses) Foi fundada em torno do século IV, dedicada a Eustorgius I , bispo de Milão, a quem se atribui a transferência das relíquias dos Reis Magos.
Entre os monumentos mais notáveis da basílica está a Capela Portinari, o memorial fúnebre, com uma tumba criada por Giovanni di Balduccio que dizem ser uma das melhores obras da Renascença lombarda.


                                                                
                                                                                             Castello Sforzesco

Construido no sec. XV por Francesco Sforza, tornado pouco depois Duque de Milão, sobre restos duma fortificação anterior datada do sex. XIV. Atualmente acolhe várias coleções dos museus e galerias de arte da cidade.Uma fortificação em estrela com 12 enormes bastiões, e sede das tropas militares.
O atual quadrilátero do castelo inclui a ampla praça de armas, o corpo do edifício que contém a entrada e a torre mediana, sendo interrompido pela Torre de Bona di Savoia. Antes da fachada de ingresso fica o fosso morto, parte do antigo fosso medieval em correspondência ao qual ficam as fundações do Castello di porta Giovia. Uma porta dá acesso ao pátio da Corte Ducal, de forma rectangular e com uma arcada em três dos lados. No lado oposto fica a Rocchetta, a parte do castelo mais inexpugnável, na qual os Sforza se refugiavam em caso de ataque.
O complexo do castelo fica no centro dum fosso, encerrando no seu interior muros renascentistas e alargado posteriormente (o chamado barco). Esta expansão em direcção ao campo era chamada de Ghirlanda (foi abatida por Beltrami) e ligava-se ao castelo interior por outros rivellinos e por uma barbacã, ainda hoje visível, mas em ruínas, assim como por parte da Ghirlanda (projectada nas esquinas das sólidas torres).





                                                                     
                                                                                               Parco Sempione

Foi projetado por Emilio Alemagna e fica entre o Castello Sforzesco Piazza Sempione e o Arco da Paz. Contém a Arena de Napoleão, o Aquário, a Torre, o Teatro de Arte, que é chamado Triennale, e a biblioteca da cidade. Este belo parque tem de tudo um pouco para todos. O terreno, salpicado com lagos e pontes românticas, contém uma praça para as crianças, e múltiplas áreas de museus ao ar livre em que se pode dar um passeio.


                                                                        
                                                                                                         Zona Brera


Se a Piazza del Duomo é o coração de Milão, Brera é sua alma. 
Brera é um bairro cheio de apartamentos antigos, bares e restaurantes, galerias de arte, lojas, e ruazinhas estreitas em calçadas. É um bairro chic, mas não chega a ser aquele chic "ostentador".É uma corrente de ar, algo mais 'soft', subtil...com uma elegância natural...

                                                            
                                                                        Grattacielo dell' Unicredit

Tem 218m de altura sustentando 33 andares.  UUUaahhhhh!!!




                                                                      
                                                                                                        Porta nuova

Aqui é o distrito dos negócios..mas vale a pena passar por lá pelo toque de modernidade. Nesta altura do Natal, existem barraquinhas de venda de comida e souvenirs, bem como a decoração natalícia..


                                                                 
                                                                                               Stazione centrale


Com cerca de 600 comboios por dia e duas linhas de metro. Abriu em 1864 e é uma das mais movimentadas da Europa com cerca de 320 000 passageiros por dia. WHAT??? Ah pois é.. loucura!!


Embora não tenha sido Espetacular, é uma cidade agradável de visitar..tem de se passar por Milão, nem que seja para perceber que EEHH!!  Há cidades muito mais TTXXAANNANNN!!