segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Nice

No fundo da baía dos anjos, perfeitamente abrigada por um anfiteatro de colinas, está Nice, na costa do Mediterrâneo numa baía fechada sobre um agrupamento montanhoso.
 
Situada no departamento francês dos Alpes Marítimos e região Provença- Alpes- Costa azul, Nice é a segunda cidade turística francesa (depois de Paris), fato que, combinado com as dificuldades de comunicação terrestre de longa distância por causa dos Alpes, permitiu à cidade possuir o segundo aeroporto da França, mais movimentado em termos de utilização.
 
Não diria que a minha estadia poe estes lados tenha sido espetacular, que não foi.. mas não por falta do que fazer, ou pela falta de charme da localização mas por um erro que cometi.. Pois, não contente como meu "resmungão de serviço", decidi convidar o irmão.. pois.. não foi uma boa ideia.. assim passei estes dias com dois.. dois resmungões em vez de um só.. OMG.. é castigo!! Mea culpa!!
 
Aborrecimentos e rezingões à parte, é MUITO giro vir para estas bandas.. É encantador e diferente!!


 
 
 
 
 
Place Massena
 
A Place Masséna é a praça principal de Nice. Cheia de lojas e restaurantes, fica entre os centros antigo e novo da cidade e no cruzamento de várias avenidas, incluindo a grande Avenue Jean Médecin. No local, é possível observar um grande movimento dos habitantes locais a caminho das suas vidas. Saboreie um delicioso café numa das cafeterias na praça e aprecie o movimento. Nessa área somente para pedestres, o único meio de transporte que atravessa a praça é o tram eletrico.
Todos os edifícios que circundam a praça têm paredes vermelhas e persianas azuis, uma característica típica da área. Enormes arcos de pedra conduzem os pedestres a várias lojas e restaurantes, incluindo as Galeries Lafayette.
 
 
 
Place Massena à noite
 
A instalação de arte moderna do artista catalão Jaume Plensa ganha uma atmosfera especial à noite, quando as sete estátuas que compõem a obra recebem uma iluminação com cores vibrantes. Ao longo da linha do Tram, enormes postes sustentam estátuas de homens ajoelhados, que representam os sete continentes. A fonte e os edifícios que circundam a praça também são iluminados à noite.
 
 

                                                                         Espelho de água

Depois de quase três anos de trabalho e 40 milhões investidos pela cidade de Nice, a ‘Promenade du Paillon’ foi inaugurada no dia 26/10/2013.
Esta faixa de vegetação e água de 12 hectares, com 1.600 árvores, 6.000 arbustos e 50.000 plantas, vem do Mamac ( Museu de Arte contemporânea ) até o mar seguindo pelo leito do Paillon. Milhares de moradores de Nice e de turistas enchem o local para passear pelos corredores, brincando no espelho de água e admirando as fontes numa vegetação luxuriante.


                                             Espelho de água à noite torna-se "dançante"

Um espetáculo de cor e luz, junta-se ao movimento da água para criar um momento de dança. Vale a pena esperar a noite cair e apreciar a beleza deste lugar.


 

Com uma estátua de Apolo de cerca de 7 metros na parte central, a fonte localizada numa das extremidades da praça Massena retrata várias histórias da mitologia grega. Sente-se na beirada da fonte para observar o movimento das pessoas ou junte-se aos outros turistas e tire fotos das estátuas



 
Promenade du "Paillon"
 
 
Jardin Albert 1er
 
 
 
 
Avenue Jean Medecin
 
Atravessando Nice, esta avenida é um local de movimento constante, lojas e restaurante ladeiam toda a avenida do inicio ao fim. Percorremos estas pedras todos os dias!! E não cansa de olhar. A cada passagem, parece diferente e descobre-se algo novo!
 
 
 
 

                                                  Basilique Notre Dame de L'assmption

Bem a meio da Avenue Jean Medecin está esta basílica. Datada de 1864 em estilo neogótico, abriga ocasionalmente concertos de musica clássica. Para alem dos serviços de missa diária, vale a pena observar sua arquitetura.




 
Neuf lignes obliques
 
 
 
 
 
 Numa tentativa de deixar o resmungão mais feliz, em vez de o levar " a ver paredes", citando o próprio.. decidi tentar um destino mais quentinho.. de praia!! Não resultou!! A praia é de seixo rolado.. ( o que magoa os pés) e é desconfortável de estar deitado a desfrutar!! De qualquer forma, a praia está cheia de pessoas que se divertem e a água é maravilhosa.. Limpinha, quentinha.. e no fim.. tem uma vantagem.. Não é preciso estar constantemente a sacudir a areia da toalha.. porque não há!!
Eu recomendo levar um chinelinho mesmo até à beirinha da linha de água e pega-lo novamente à saída do mergulho..



 
 
 Diversas colinas dominam a cidade, sendo a mais conhecida a de Cimiez com seus vestígios antigos. Outra colina legendária é a do castelo (Chateau de Nice), que separa a cidade velha do porto.

 
 

                                                                           Elevador


Embora não haja um castelo no alto da colina, ( o nome pode enganar)  o local oferece vistas de tirar o fôlego do horizonte da cidade, do mar e de ruínas históricas, além de ser um ótimo lugar para fugir do calor durante o verão.
La Colline du Château, ou literalmente "a Colina do Castelo", separa o Centro Histórico do Porto de Nice.

Suba ao topo da colina para admirar algumas das melhores vistas da cidade e da Baía dos Anjos. Não há um castelo lá no alto, mas o local foi transformado num parque e hoje conta com uma cascata artificial, ( que estava seca) antigas ruínas, um parquinho e vários pontos de observação. O local também conta com um café, aberto durante o período de alta temporada.


Durante o período entre a primavera e o outono, um elevador leva os visitantes até um estacionamento, a aproximadamente três quartos de todo o percurso até o alto. Embora ele não chegue até o topo da colina, o percurso a partir dali é bastante fácil.
 


                                                                              Vista do alto da Colina




 Tome coragem e suba até o topo da colina. Será recompensado com vistas incríveis e lugares perfeitos para passar o dia. Uma série de degraus leva-nos até ao alto. Do sué à plataforma de observação, no topo do Museu Naval, são cerca de 213 degraus. Durante o passeio, use calçados confortáveis e traga uma garrafa de água. Da plataforma de observação, pode-se observar toda a cidade, as praias e o maravilhoso Mediterrâneo.



                                                                              Cascata



                                                               Porto velho ( Vieille port )


 Cheios de trilhas e estradas, a colina e os vários níveis do parque são relativamente fáceis de explorar. No entanto, não se esqueça de trazer um mapa, pois não é difícil se perder no local. Não deixe de visitar a cascata artificial. Ela é desligada todos os dias após as 17h. Originalmente, a cidade ficava na colina, mas a catedral e a fortaleza medieval foram derrubadas em 1706. Algumas ruínas ainda podem ser vistas no local. Junto ao parque infantil pode-se ver o porto velho, virado para o outro lado da cidade!!



 Nice também é famosa por sua parte velha (Vieux-Nice), pelo cours Saleya, que abriga mercados e restaurantes, pelos hotéis Régina - onde morou Matisse - e Negresco, pelos museus Chagall e Matisse, pelo Mamac (Museu de Arte Contemporânea), e pelo Passeio dos Ingleses (La Promenade des Anglais), que se estende do teatro de Verdure até o aeroporto por vários quilômetros à beira-mar.
 


 
 
Mercado das flores
 
 
 

                                                                     Mercado de alimentos

Localizado entre La Colline du Château e centro da cidade, o Centro Histórico de Nice fica a um quarteirão da praia e do Quai des Étas Unis (outro calçadão na beira da praia que se estende até o Promenade des Anglais). Caminhe sob os antigos arcos e pelo Cours Saleya, um charmoso mercado ao ar livre circundado por café e restaurantes. No local, é possível comprar produtos frescos e flores todas as manhãs, exceto às segundas, quando o local se transforma  num mercado de pulgas.
 
Nos restaurantes, experimente especialidades locais como a "Salade Niçoise" ou “Pissaladière”, além de  tortas com anchova e cebola. ( Duvidoso, mas típico) Explore as ruas estreitas para encontrar restaurantes menores e menos movimentados.
 
Na Place Rosetti, entre na fila para um delicioso sorvete do Fenocchio, a sorveteria mais popular da cidade.



 
 
                                                               Câmara Municipal de Nice




A melhor maneira de explorar o Centro Histórico da cidade é a pé. Não tente conduzir, pois a maior parte das ruas é muito estreita, de sentido único ou somente para peões. Os meios de transporte públicos, como o tram e autocarros, efetuam serviços nos arredores do Centro Histórico (mas não dentro). Além disso, a área é pequena o suficiente para ser percorrida de uma ponta à outra em poucos minutos. Reserve pelo menos metade de um dia para explorar o local.




Charmosos mercados de alimentos, ruas estreitas e pequenos cafés compõem o cenário pitoresco do centro histórico de Nice. Também conhecido como “Vieux Nice”, o Centro Histórico da cidade possui charmosos edifícios em tons pastel, além de antigas igrejas e ruas estreitas. Essas ruas labirínticas são cheias de lojas e restaurantes, pequenas praças e movimentados cafés. Passe o dia explorando as charmosas ruas estreitas do local ou sente-se numa das praças e observe o movimento das pessoas. Boa parte dos moradores locais ainda vive na área. Basta olhar para o alto para observar os fios dos estendais nas varandas e os vizinhos a conversar nas janelas.


 

A Cathédral Sainte-Réparate, também conhecida como Catedral de Nice, fica em frente à praça. Construída em 1699, a catedral é caracterizada por sua extraordinária fachada em estilo barroco.
 Explore seu interior e admire as relíquias de Saint Réparate.
 
Na movimentada Rue Droite, Le Palais Lascaris é um dos maiores exemplos de arquitetura barroca na cidade. Construído nos séculos XVII e XVIII, o palácio foi restaurado e hoje funciona como museu. O local abre de quarta a segunda e a entrada é grátis.
 
 

 


Opera
 
 

Durante o dia ou à noite, caminhe por este charmoso calçadão na beira da praia para admirar vistas incríveis da Baía dos Anjos e ter acesso a uma das melhores praias de Nice.
O Promenade des Anglais é um movimentado calçadão que acompanha o litoral de Nice. Com cerca de cinco quilômetros de extensão, o calçadão pavimentado acompanha os característicos guarda-sóis azuis e brancos, as praias de seixos e as águas azuis do local. Do outro lado da rua, de frente para o calçadão, estão elegantes cafés e restaurantes, além de hotéis sofisticados.

 
 




 
Hotel Negresco
 
À noite, o local é perfeito para uma caminhada romântica.
 
O nome Promenade des Anglais (ou "Calçadão dos Ingleses") deriva das multidões de ricos turistas ingleses que vinham à Baía dos Anjos durante o século XIX.
Ainda hoje, o local é bastante popular entre ricos e famosos. O melhor lugar para observar celebridades é do lado de fora do Hotel Negresco, um elegante hotel de luxo em estilo da Belle Époque no extremo leste do calçadão. Admire a surpreendente fachada branca e o telhado rosa abaulado.

 
 
 
Apesar de ser uma baía contínua, existem, na verdade, trinta praias ao longo do Promenade des Anglais. Prepare-se para pagar somas elevadas por um guarda-sol e uma espreguiçadeira numa das praias privadas no local, como a elegante Blue Beach. Duas cervejas e uma água, para nós, custaram 28€. Foi a primeira compra que fizemos ao chegar a Nice.. ( ouvi logo resmungar)
Se não quiser gastar, prefira uma das praias públicas do local. Bastante popular, La Plage Publique de Beau Rivage é uma praia pública no extremo leste do calçadão. Chegue bem cedo para garantir um lugar na praia, pois costuma ficar muito cheia no verão.


 


 Da Gare de Nice, prepara-se para sair e conhecer os arredores.. Cannes, Monaco, Ville Franche sur Mer.. e mais que quiser.. só escolher!!
 
Bom tempo, belas vistas, pessoas famosas, boas vidas!!!!