quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Salzburg


A TERRA DE MOZART...


Salzburgo  é uma cidade da Áustria localizada às margens do Rio Salzach. É a capital do estado com o mesmo nome e conta com 147 571 habitantes sendo a quarta maior cidade da Áustria após Viena, Graz e Linz. O centro histórico de Salzburgo é Patrimonio Mundial da UNESCO desde 1996.

O Centro Histórico de Salzburgo (Altstadt), é  dominado por torres e igrejas barrocas e pela grande Fortaleza de Hohensalzburg.

Todos os anos abriga o festival de Salzburg, um famoso festival de música que atrai visitantes durante os meses de julho e agosto..  







Palácio Mirabell 

 Construído por Wolf Dietrich em 1606 para a amante Salomé Alt. Após a morte de Wolf, Markus Sitticus von Hohenems habitou o castelo e mudou seu nome para Mirabell. Seus maravilhosos jardins foram redesenhados em 1690 pelo Príncipe Arcebisto Johann Ernst Graf .Os jardins foram abertos ao público em 1854 pelo Imperador Franz Joseff e hoje fazem parte das atrações turísticas da cidade. No Inverno, as cores não abundam, somente o branco..embora na Primavera haja uma explosão luminosa de flores multicolores geometricamente plantadas, nesta altura do ano também se fazem sentir, resistentes permanecem debaixo do gelo à espreita como que a convidar uma nova visita assim que os raios de sol o permitam...




Os pequenos amores perfeitos soterrados na neve ainda deixam vislumbrar um desenho no jardim do Palácio. 




O grupo de 4 estátuas situadas a volta da fonte Pegasus, foram esculpidas por Ottavio Mosto em 1690 e simbolizam os 4 elementos, fogo, ar, terra e água. A entrada é livre todo o ano.



Aqui foi realizado o filme "Música no Coração", com Julie Andrews, onde os protagonistas cantaram "Do-re-mi".



No filme " Música do coração", é nesta escada que os meninos estão sentados enquanto Mary os ensina " Do-re-mi" a primeira vez.




Atravessando o rio Salzach, encontramos o centro histórico.



Castelo / Fortaleza de Salzburg

A sua construção foi iniciada em 1077 pelo príncipe arcebispo Gebhard, foi depois aumentada no sec. XVI. É a maior fortaleza conservada na Europa central. É um ponto que se vê de toda a cidade pois fica bem lá no alto. Pode-se subir a pé ou no Funicular. A subida custa 10€ por pessoa. Muito caro, eu acho, mas a subida a pé não custa nada e ainda se pode parar a meio do caminho para beber uma cervejinha austriaca. 










A rua Getreidegasse apesar de estreita é uma artéria de interesse fundamental da cidade 


É a mais famosa rua da cidade e é aqueles pontos que está sempre cheio de pessoas, é o tal shopping ao ar livre que nesta altura abriga também em todas as esquinas as barraquinhas dos mercados de Natal. É muito interessante olhar para cima quando se passa aqui pois para além do facto interessante de quase todas as casas terem a data de sua construção marcada nos beirados, todas as lojas têm como apresentação um adorno de ferro forjado alusivo ao conteúdo da loja. São trabalhos artísticos, nada de plásticos e neons florescentes. Muito encantador, uma sapataria tem o desenho de um sapato, um chaveiro tem uma chave, e por aí em diante.. Veja-se o exemplo que eu achei  genial...a cadeia de comida McDonalds..





Mc Donalds. Exemplo de ornamento existente em todas as lojas na rua Getreidegasse

Original...ãnh???





Aqui nasceu Mozart. Na Makartplaz, situa-se a casa onde Mozart viveu entre 1773 e 1781, antes de se mudar para Viena. Aqui, compôs inúmeras sinfonias, serenatas e cinco concertos para violino e piano. No primeiro piso poderá admirar o último pianoforte tocado por Mozart e mais alguns instrumentos de época, bem como um extenso acervo documental sobre as viagens e obras do genial compositor. Não entrámos...não havia tempo...





Esta casa tem uma característica muito especial. É a mais pequena casa desta cidade. Tem somente 1,5m de largura, e tem 1º andar.. Não sei como mas alguém conseguiu viver aqui. Hoje é uma casa de comercio, mas muito pitoresca, quase não se dá por ela...



Cafe Fürst

Em 1890 foi criado um bombom neste café. O Mozartball. São as famosas bolinhas de chocolate com a imagem de Mozart. Hoje em dia existem destes bomboms em todo o lado no mundo todo...mas atenção.. não são os originais. Pois é..são imitações industriais..HHuumm hhuummm, só aqui nesta casa se podem comer os bomboms originais, de cor azul e prateado, feitos artesanalmente um a um.. Vale a pena a visita!!


Catedral de Salzburg

Catedral de Salzburgo, é um edifício barroco do sec XVII.
Uma pequena capela foi construída inicialmente em 746, reformada várias vezes e depois destruída por um incêndio. Reconstruíram-na e tornaram-na Catedral, finalizada somente em 1628 com traços barrocos. Foi reinaugurada novamente em 1959 após ter sido  atingida por uma bomba lançada pelas forças aliadas o que fez desmoronar sua cúpula.

 "A Esfera". É uma das obras feitas pela Fundação Salzburgo - responsável pela arte em espaços públicos.




Catedral Saint Rupert 

É um misto de basílica romanica e barroca, tem duas extremidades completamente diferentes, à partida nem se entende que é o mesmo edifício. A piramide de vidro protege uma estátua dourada no Inverno de se danificar com a neve. Muito atenciosos com a arte estes Austriacos.



Abadia de São Pedro

Abadia, Fonte e Cemitério de São Pedro


A Abadia de São Pedro foi finalizada em 1130 em estilo românico e somente no século XVIII adornada em estilo Rococó. Seu ógão principal data de 1620 e nele tocava Mozart quando era jovem. A fonte homonima que fica em frente à igreja é de 1673 e apresenta São Pedro a segurar uma chave. Ao lado da fonte fica a "Taberna de São Pedro" (Peterskeller), uma das mais antigas da Áustria. Atrás da igreja está o cemitério de mesmo nome e no centro fica uma capela muito singela: a capela de Santa Margarida. Não perca o passeio dentro da tumba suspensa na rocha (ao lado do cemitério). Ela guarda capelas do século III.






Orgão no interior da Abadia de São Pedro



 Cemitério de São Pedro








Pretzel Austriaco

É chamado de diversos nomes: Bretzel, Brezel, Brezl, Bretzl, Brezn, Pretzele, etc. Há controvérsias sobre sua origem. 
A história do Pretzel data do início dos anos 600, quando um monge de um convento situado em qualquer lado entre a França e a Itália, brincando com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, deu-se conta que fez um desenho semelhante aos braços de uma criança dobrados e unidos para uma oração. Os tres buracos formados pelo desenho significariam a Santíssima Trindade.
Achando interessante esta criação, os monges decidiram fazer em grande escala para presentear as crianças que memorizassem passagens das Sagradas Escrituras. Chamaram este salgado de Pretiola, palavra latina para designar uma pequena recompensa. As Pretiolas atravessaram as regioes vinícolas da França e da Itália, subiram os Alpes, passaram através da Áustria e cruzaram a Alemanha, onde se tornaram Bretzeln ou Bretzel.
Só tenho a dizer...independentemente de como surgiram, são muuuuuuito bons!!!






Igreja St. Blasius 




"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento,
não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.
Que passem os minutos, dias e anos...
Todas as estações do tempo!
Que eu viva, qual tolo, todas as ilusões
pueris de sentimento...
Amar-te-ei, em todas as épocas,
em todo momento
Que passem as águas por muitas pontes
e que debruce a saudade por muitas
serras e montes, amar-te-ei,
como se fosse a primeira vez e única,
apesar das tantas aventuras!
Ainda além deste céu, nas alturas.
Eternamente...
Ainda que outro alguém o tenha
entre lençóis confidentes,
mesmo que os beijos sejam molhados
e quentes,
à parte, nossa alma vaga enamorada,
sobre qualquer prazer da carne ou qualquer
entrega fugaz .
Eternas, apaixonadas
Amar-te-ei, sobre qualquer dor que me pese
o orgulho ferido, o despeito revolvido!
Sobre qualquer punhalada em meu coração,
sobre qualquer distância a nós imputada...
Porque sei, amor de mim , que ainda assim...
Não é pequeno o nosso comprometimento .
Ah! Soubessem todos o tamanho!
Pobre carne, pequeno tempo!
Wolfgang Amadeus Mozart




E mais...não digo... Amei Salzurg...Obrigada Professor Cachado por me ter dado curiosidade sobre esta cidade, caso contrário, acho que não passaria por lá.. Vale muito a pena. 


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

München ( Munique )

Pois...e esta vez resolvemos visitar a capital da Baviera Alemã.. Como correu? Foi mesmo Bárbaro...até o meu marido resmungão adorou.. ( inédito) até eu fiquei surpresa.. Então aqui está mais um relato de um fim de semana sempre a correr...e com muito para ver!!
Mas Hey...atenção... se o Maridão gostou...imaginem como deve mesmo ser ESPETACULAR!!!
Informações gerais
A cidade foi fundada no ano de 1158, tendo se tornado capital do então Reino da Baviera (hoje o maior dos 16 estados da Alemanha) em 1806.
Munique é a terceira maior cidade da Alemanha. Ocupa uma área de 311 km², está a 530 m. acima do nível do mar e tem uma população de 1.256.000 habitantes.
Munique está no centro da Europa, nas proximidades dos Alpes Bávaros. A cidade fica às margens do Rio Isar, que percorre 14,1 km. da área metropolitana.
O clima é moderado, sem temperaturas extremas, tanto no inverno como no verão.




Karlsplatz (Karlstor)

É a entrada para a principal rua pedestre da cidade. Esta é a minha altura do ano preferida para visitar o centro da Europa pois tudo está decorado para a época natalícia.



Marienplatz

A praça Marienplatz é o centro de Munique, com sua atmosfera cosmopolita, muita vida e prédios que são, cada um deles, um monumento. Maria é a "Patrona Bavariae", a padroeira da Munique, e a praça Marienplatz, com suas altas colunas, é a praça mais antiga e central do coração da cidade, centro da zona de pedestres, palco de grandes eventos e o lugar ideal para começar um passeio e descobrir a cidade. A praça é dominada pela nova prefeitura neogótica e sua fachada saliente, acentuada pelo som maravilhoso dos sinos da torre da prefeitura. Em torno dela, ficam as ruas de lojas elegantes em Munique, os mercados e as cervejarias – e as três famosas portas da cidade:: Isartor, Sendlingertor e Karlstor.



Esta praça tem sido o coração da cidade desde sua fundação. Era originalmente a praça do mercado, sendo usada ocasionalmente para torneios, na Idade Média. Conhecida como a "sala de visitas" de Munique.

Durante o Carnaval ("Fasching") é o centro das diversões, e na época de Natal abriga o tradicional Mercado Natalino de Munique que é mesmo muito bonito e mágico.





Frauenkirche
Por acaso estava em obras no momento desta nossa passagem, uma pena.
Construída entre 1468 e 1488, a Igreja de Nossa Senhora é o símbolo da cidade e impressiona os visitantes com suas duas torres de 99 m. de altura. Do alto, pode-se desfrutar de uma maravilhosa vista de Munique e dos Alpes próximos.
Ela é não só símbolo visual da cidade, mas também acústico: o badalar dos seus sinos é de uma exuberância e alegria incomparáveis. A majestosa construção gótica surpreende pelo princípio de que "menos pode ser mais": a altiva simplicidade contrasta com leves detalhes ornamentais
                                                                 

Galeria Kaufhof

Nesta fantástica rua pedestre existem centenas de lojas de tudo o que se possa imaginar, desde roupas e acessórios de grandes costureiros a pequenas lojas de recordações mas o mais engraçado é a montra das Galerias Kaufhof onde param centenas de pessoas para ver os seus bonecos animados, tem cerca de 20 metros e é simplesmente uma delícia. Até os meninos das escolas fazem visitas de estudo a este local. Imperdível na época Natalina.


Viktualienmarkt – O Mercado Municipal ao ar livre

Desde 1807, o maior mercado de produtos agrícolas de Munique atrai os compradores e amantes da boa mesa, com sua enorme oferta de frutas, verduras, queijos, salsichas, nozes, conservas, especiarias, carnes e peixes, pães, vinhos, etc. No verão, é um bom lugar para se desfrutar de uma cerveja e de uma refeição ao ar livre.



Residenz / Opera

Teatro Nacional (Nationaltheater München) é uma ópera, base da Ópera Estadual da Baviera e do Balé Estadual da Baviera.



Odeonsplatz

Odeonplatz é uma bonita praça rodeada pelo Feldherrnhalle ( Salão dos Marechais de Campo, uma loggia monumental) , a Theatinerkirche (Igreja Theatiner) e o Hofgarten (antigo jardim da corte). 



Alter hof

O Alter Hof, antigamente também chamado de Alte Veste, é a antiga residência imperial de Luís IV da Baviera no centro de Munique. Consiste em cinco alas: Burgstock, Zwingerstock, Lorenzistock, Pfisterstock e Brunnenstock. 





Hofgarten


É só pegar num mapa e percorrer a cidade, a pé, encontram-se centenas de recantos mágicos, edifícios maravilhosos, e com a ternura do Inverno. Eu pessoalmente não quero saber da história Hitleriana atrás desta cidade, não visitei o campo de concentração Dachau nem procurei pelos símbolos Nazis resistentes na cidade. Tal como os Bávaros, quero esquecer essa parte da história deles.


Eisbach


O riacho Eisbach, tem área para surfistas. Mesmo numa das entradas para o Eglischer garten ( Jardim Inglês). É uma onda constante de quase dois metros produzida por um sistema de dois degraus debaixo de água.  Quase todos os dias da semana se podem ver estes "malucos". O melhor sítio para os observar é na ponte ao lado da Haus der Kunst. Neste caso estavm -2º e os doidos não se iam embora, nem mesmo quando começou a nevar.





Torre Chinesa ( Chinesischer turm) no Englischer garten




Mercado de Natal junto à torre chinesa

Com mais de quatro quilometros quadrados de área verde ( ou branca, neste caso) na margem ocidental do rio Isar, o parque Englischer Garten é um dos maiores parques urbanos do mundo. Mas não é só no verão que essa atração encanta e atrai visitantes, também no inverno há motivos de sobra para uma visita ao parque. Uma das atrações principais e símbolo do parque é a Torre Chinesa, com seu famoso "Biergarten", uma das típicas cervejarias ao ar livre em Munique. Mas visto estarmos no Inverno, em vez do jardim da cerveja, há um mercadinho de Natal, encantador.



Beyerich museum






Fredens engel ( Anjo da Paz)


O Anjo da Paz comemora os vinte e cinco anos de paz que se seguiram à guerra de 1870-71. Quem passa ao longo da Prinzregentenstrasse é incapaz de ficar indiferente a este monumento imponente que se destaca na paisagem.





Hofbräuhaus





Uma experiência especial e tipicamente bávara na parte antiga da cidade, "am Platzl", é a famosa Hofbräuhaus. Originalmente, ela era apenas uma cervejaria, mas hoje tornou-se um palácio da cerveja conhecido mundialmente. As pessoas aqui usam as típicas bermudas de couro e o traje feminino "Dirndl", e a cerveja local é servida em canecos de um litro, chamados de "Maß" (medida). A comida para "acompanhar" é tradicional, rica e sinceramente, não muito saborosa, temperada com uma dose enorme de cordialidade bávara. Naquela que é provavelmente a maior cervejaria do mundo, cerca de 30.000 convidados enchem a casa todos os dias e garantem uma atmosfera incrível e bem humorada. Eu adorei a experiencia (embora não goste de cerveja), só a movimentação em si é engraçado de ver. O meu Baby...fartou-se de sorrir..(novidade) espero que não tenha sido só da cerveja que bebemos!!




Christkindelmarkt
Não tendo tempo para entrar em museus e conhecer profundamente a cidade, para mim, e para o meu "hubby" foi uma experiencia fantástica. Basicamente a alimentação limita-se a salsichas ( dezenas de variedades) e joelho de porco. Engraçado (durante três dias). Bebe-se muita cerveja e bebidas quentes. Por bebidas quentes entenda-se Alcool. Rum, vodka, vinho, Amaretto, e sei lá mais o quê..tudo com alcool, tudo quente..Diferente de nós, mas com o frio, tem de ser. As pessoas andam na rua, convivem na rua, saem de casa mesmo com temperaturas negativas e parece que não as afeta em nada o quotidiano. É uma cidade muito movimentada. Em momento algum nos sentimos inseguros. Ficámos com a sensação que são muito parodiantes os bávaros, e ainda encontrámos um senhor português numa barraquinha de Natal a grelhar a bela da salsicha. Foi fantástico. Recomendo.
Outros pontos de Interesse
Há muitos outros locais em Munique ou em seus arredores que valem uma visita ou um passeio: o Planetário, o Zoológico Hellabrun, o Jardim Botânico, os jardins "Englischer Garten", o bairro boêmio e universitário de Schwabing, a cervejaria Hofbräuhaus, a Residência Real, o Teatro Nacional (Ópera), os vários museus (principalmente o Deutsches Museum, um verdadeiro templo de ciência e tecnologia), as três pinacotecas... e muito, muito mais.
Excursões
A partir de Munique é possível percorrer vários roteiros de um ou dois dias, conhecendo as regiões mais lindas da Baviera e mesmo da Áustria.
Pode-se visitar os famosos castelos do Rei Ludwig II, a começar pelo Schloss Neuschwanstein (Schloss = castelo), que serviu de inspiração para Walt Disney. Outros castelos dignos de um conto de fadas são o Schloss Linderhof, em estilo rococó francês, e o Schloss Herrenchiemsee, com seus magníficos jardins e seu Salão dos Espelhos.
Outros roteiros interessantes percorrem a Estrada Romântica, de Schwangau a Würzburg, ou levam a Berchtesgaden e Garmisch-Partenkirchen, aos pés dos Alpes, ou às cidades austríacas de Salzburg e Innsbruck.
  • E foi isso mesmo que fizemos. Comprámos uma visita guiada numa empresa de turismo local (Greyline) para visitar-mos o palácio da Cinderela Neuschwanstein, Linderhof e uma pequena vila medieval nos Alpes, linda de morrer chamada Oberammergau.

Saindo de Munique bem cedo, percorremos uma estrada romantica pelos Alpes cobertos de neve, envoltos numa magia única, um silencio calmante e um sol maravilhoso.


Cenários...



Montes e vales...



Jardins de Linderhof


O palácio está rodeado por jardins formais subdivididos em cinco secções. Estas subdivisões estão decoradas com esculturas alegóricas dos continentes, das estações e dos elementos. Infelizmente no Inverno, as visitas aos jardins são interditas devido ao perigo do gelo. Não tivemos oportunidade de os passear.




Palácio de Linderhof


O Palácio Linderhof (Schloss Linderhof) é um palácio real  construído entre 1869 e 1878. O preferido do Rei Ludwig II.
Apesar de muito menor que o Castelo de Versailles, ninguém pode negar que o palácio do Rei-Sol francês, Luis XIV (que era um ídolo para Luís II) foi padrinho de Linderhof. A escadaria, por exemplo, é uma redução da famosa Escadaria dos Embaixadores de Versailles, a qual seria copiada em tamanho real noutro palácio na Baviera. Pelo menos o símbolo do Sol, que pode ser visto por todo o lado na decoração das salas, recorda o absolutismo francês. Aos olhos de Luís II, este regime havia sido a perfeita incorporação do ideal de um Deus dando monarquia com total poder Real, o que já não poderia ser possível para ele, enquanto Rei europeu a governar na segunda metade do sec. XIX
Linderhof, em comparação com outros palácios, possui uma atmosfera privada. De facto, apenas possui quatro salas com funções Reais.
A Galeria dos Espelhos,esta sala era usada pelo Rei como uma espécie de sala de estar. Gostava de sentar-se no nicho, por vezes lendo ali durante toda a noite. Uma vez que o Rei o usava para dormir durante o dia e para estar acordado durante a noite, os espelhos criavam um efeito inimaginável para ele, quando reflectiam a luz das velas um milhar de vezes. A localização paralela de alguns espelhos evoca a ilusão de uma avenida sem fim.


 Câmaras das Tapeçarias


As duas câmaras das tapeçarias são quase idêncticas entre si, não tendo qualquer função específica. A do lado oeste é, por vezes, chamada de "Sala de Música", devido ao Aeolodion (um instrumento que combina o piano e o harmónio) que lá se encontra. Só as cortinas e a cobertura das mobílias são realmente produto da Manufactura Parisiense de Gobelin. As cenas nas paredes foram pintadas em telas rudes, com o propósito de imitarem verdadeiras tapeçarias.


  
Estátua de Luis XIV ( Ídolo de Ludwig II )




  

Deixando Linderhof para trás, continuamos por vales e montes ilustrados como postais de Natal.






Casa de Hensel e Grethel (Conto da casinha de chocolate)


 Oberammergau é uma pequena vila próxima de Munique, à entrada dos Alpes Bávaros, e é conhecida essencialmente por três coisas: Os luftmalerei, a paisagem deslumbrante, a representação da Paixão de Cristo e o artesanato de madeira. Os luftmalerei são frescos pintados nas paredes das casas ilustrando a Paixão de Cristo, histórias de encantar, contos de fadas e imagens decorativas. A paisagem é mesmo deslumbrante e dependendo do gosto de cada um é tão apreciável na Primavera quando existe ainda neve no cume dos alpes, mas está tudo em flor no supé, como no Inverno com TUDO coberto de um manto branco. A representação de Cristo é uma cerimónia teatral que sucede de 10 em 10 anos, desde 1634, como gratidão dos povos por a vila ter sido poupada à Peste Negra.



Eu não conseguia para de dizer...Olha, tão lindo... aaahhhh, e esta..uuuaaaa..olha olha...!!!
Recomendo muitíssimo uma passagem por Oberammergrau..nunca vou esquecer. Amei. É como estar dentro de um postal ilustrado, aquelas imagens que surgem nos calendários que são pintados e pensamos que saíram da imaginação de algum artista. Mas não...é real!! Lindo. Realmente Belo!!! Um museu ao ar livre!!


O Schloss Hohenschwangau (literalmente: Castelo do Grande Condado do Cisne) foi a residência de infância do Rei Ludwig II da Baviera, tendo sido construído pelo seu pai, o Rei Maximiliano II da Baviera .Hohenschwangau foi a residência oficial de veraneio e de caça do Rei Maximiliano, da sua esposa, Maria da Prússia, e dos seus dois filhos, Luís (mais tarde Rei Ludwig II) e Otto (mais tarde Rei Oto da Baviera). Os jovens príncipes passaram aqui muitos anos da sua adolescência. O rei e a rainha viveram no edifício principal, enquanto os dois jovens ficavam alojados no edifício anexo. Este castelo fica no "supé" de Neuschwastein.


 Iniciando a grande subida a pé até ao Castelo, pode-se parar a meio para retomar o folego e comer um doce ou beber um Cappuccino, bem como comprar recordações nas lojas.


O Castelo de Neuschwanstein foi construído na segunda metade do sec. XIX, a sudoeste da Baviera a escassas dezenas de quilómetros da fronteira com a Austria.
Foi construído por Ludwig II, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitectura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "Castelo da Bela Adormecida", símbolo da Disney. Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o "cartão postal" daquele país. O nome Neuschwanstein é uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin, da ópera com o mesmo nome.






O castelo estava próximo da conclusão quando, em 1886, o Rei foi declarado insano pela comissão de Estado liderada pelo Dr. von Gudden, e aprisionado no castelo. O Rei dificilmente se podia controlar quando perguntou ao Dr. von Gudden, "Como pode declarar-me insano? Ainda não me examinou!" Foi encontrado, no dia 13 de Junho de 1886, afogado em águas superficiais do Lago Starnberger, juntamente com von Gudden, o psiquiatra que o certificou. As circunstancias exactas da sua morte permanecem inexplicadas.




 Castelo de Neuschwanstein ao fim do dia



O conjunto de salas no interior do Palacio contém a Sala do Trono seguida pela suite de Luís II, pelo Hall dos Cantores e pela Gruta. Por todo o lado, o desenho presta homenagem às lendas alemãs de Lohengrin, o Cavaleiro Cisne. Estes temas foram tomados nas óperas de Richard Wagner No entanto, muitas das salas interiores permanecem sem decoração; apenas catorze delas foram finalizadas antes da morte de Ludwig II.


 Não se pode fotografar no seu interior, mas sem "flash" e sem ninguém reparar, consegui estas fotos!!




 Depois de finalizar a visita ao castelo, pode-se parar num dos cafés para tomar um chocolate quente e aquecer um pouco no Inverno frio.
Não poderia imaginar melhor forma de passar este dia...foi simplesmente MAGNÍFICO..

Cada vez que penso esta viagem...dá-me saudades...estávamos realmente felizes com este passeio!!  Conto de fadas  :)

Não deixem de visitar!!!


.