quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Salzburg


A TERRA DE MOZART...


Salzburgo  é uma cidade da Áustria localizada às margens do Rio Salzach. É a capital do estado com o mesmo nome e conta com 147 571 habitantes sendo a quarta maior cidade da Áustria após Viena, Graz e Linz. O centro histórico de Salzburgo é Patrimonio Mundial da UNESCO desde 1996.

O Centro Histórico de Salzburgo (Altstadt), é  dominado por torres e igrejas barrocas e pela grande Fortaleza de Hohensalzburg.

Todos os anos abriga o festival de Salzburg, um famoso festival de música que atrai visitantes durante os meses de julho e agosto..  







Palácio Mirabell 

 Construído por Wolf Dietrich em 1606 para a amante Salomé Alt. Após a morte de Wolf, Markus Sitticus von Hohenems habitou o castelo e mudou seu nome para Mirabell. Seus maravilhosos jardins foram redesenhados em 1690 pelo Príncipe Arcebisto Johann Ernst Graf .Os jardins foram abertos ao público em 1854 pelo Imperador Franz Joseff e hoje fazem parte das atrações turísticas da cidade. No Inverno, as cores não abundam, somente o branco..embora na Primavera haja uma explosão luminosa de flores multicolores geometricamente plantadas, nesta altura do ano também se fazem sentir, resistentes permanecem debaixo do gelo à espreita como que a convidar uma nova visita assim que os raios de sol o permitam...




Os pequenos amores perfeitos soterrados na neve ainda deixam vislumbrar um desenho no jardim do Palácio. 




O grupo de 4 estátuas situadas a volta da fonte Pegasus, foram esculpidas por Ottavio Mosto em 1690 e simbolizam os 4 elementos, fogo, ar, terra e água. A entrada é livre todo o ano.



Aqui foi realizado o filme "Música no Coração", com Julie Andrews, onde os protagonistas cantaram "Do-re-mi".



No filme " Música do coração", é nesta escada que os meninos estão sentados enquanto Mary os ensina " Do-re-mi" a primeira vez.




Atravessando o rio Salzach, encontramos o centro histórico.



Castelo / Fortaleza de Salzburg

A sua construção foi iniciada em 1077 pelo príncipe arcebispo Gebhard, foi depois aumentada no sec. XVI. É a maior fortaleza conservada na Europa central. É um ponto que se vê de toda a cidade pois fica bem lá no alto. Pode-se subir a pé ou no Funicular. A subida custa 10€ por pessoa. Muito caro, eu acho, mas a subida a pé não custa nada e ainda se pode parar a meio do caminho para beber uma cervejinha austriaca. 










A rua Getreidegasse apesar de estreita é uma artéria de interesse fundamental da cidade 


É a mais famosa rua da cidade e é aqueles pontos que está sempre cheio de pessoas, é o tal shopping ao ar livre que nesta altura abriga também em todas as esquinas as barraquinhas dos mercados de Natal. É muito interessante olhar para cima quando se passa aqui pois para além do facto interessante de quase todas as casas terem a data de sua construção marcada nos beirados, todas as lojas têm como apresentação um adorno de ferro forjado alusivo ao conteúdo da loja. São trabalhos artísticos, nada de plásticos e neons florescentes. Muito encantador, uma sapataria tem o desenho de um sapato, um chaveiro tem uma chave, e por aí em diante.. Veja-se o exemplo que eu achei  genial...a cadeia de comida McDonalds..





Mc Donalds. Exemplo de ornamento existente em todas as lojas na rua Getreidegasse

Original...ãnh???





Aqui nasceu Mozart. Na Makartplaz, situa-se a casa onde Mozart viveu entre 1773 e 1781, antes de se mudar para Viena. Aqui, compôs inúmeras sinfonias, serenatas e cinco concertos para violino e piano. No primeiro piso poderá admirar o último pianoforte tocado por Mozart e mais alguns instrumentos de época, bem como um extenso acervo documental sobre as viagens e obras do genial compositor. Não entrámos...não havia tempo...





Esta casa tem uma característica muito especial. É a mais pequena casa desta cidade. Tem somente 1,5m de largura, e tem 1º andar.. Não sei como mas alguém conseguiu viver aqui. Hoje é uma casa de comercio, mas muito pitoresca, quase não se dá por ela...



Cafe Fürst

Em 1890 foi criado um bombom neste café. O Mozartball. São as famosas bolinhas de chocolate com a imagem de Mozart. Hoje em dia existem destes bomboms em todo o lado no mundo todo...mas atenção.. não são os originais. Pois é..são imitações industriais..HHuumm hhuummm, só aqui nesta casa se podem comer os bomboms originais, de cor azul e prateado, feitos artesanalmente um a um.. Vale a pena a visita!!


Catedral de Salzburg

Catedral de Salzburgo, é um edifício barroco do sec XVII.
Uma pequena capela foi construída inicialmente em 746, reformada várias vezes e depois destruída por um incêndio. Reconstruíram-na e tornaram-na Catedral, finalizada somente em 1628 com traços barrocos. Foi reinaugurada novamente em 1959 após ter sido  atingida por uma bomba lançada pelas forças aliadas o que fez desmoronar sua cúpula.

 "A Esfera". É uma das obras feitas pela Fundação Salzburgo - responsável pela arte em espaços públicos.




Catedral Saint Rupert 

É um misto de basílica romanica e barroca, tem duas extremidades completamente diferentes, à partida nem se entende que é o mesmo edifício. A piramide de vidro protege uma estátua dourada no Inverno de se danificar com a neve. Muito atenciosos com a arte estes Austriacos.



Abadia de São Pedro

Abadia, Fonte e Cemitério de São Pedro


A Abadia de São Pedro foi finalizada em 1130 em estilo românico e somente no século XVIII adornada em estilo Rococó. Seu ógão principal data de 1620 e nele tocava Mozart quando era jovem. A fonte homonima que fica em frente à igreja é de 1673 e apresenta São Pedro a segurar uma chave. Ao lado da fonte fica a "Taberna de São Pedro" (Peterskeller), uma das mais antigas da Áustria. Atrás da igreja está o cemitério de mesmo nome e no centro fica uma capela muito singela: a capela de Santa Margarida. Não perca o passeio dentro da tumba suspensa na rocha (ao lado do cemitério). Ela guarda capelas do século III.






Orgão no interior da Abadia de São Pedro



 Cemitério de São Pedro








Pretzel Austriaco

É chamado de diversos nomes: Bretzel, Brezel, Brezl, Bretzl, Brezn, Pretzele, etc. Há controvérsias sobre sua origem. 
A história do Pretzel data do início dos anos 600, quando um monge de um convento situado em qualquer lado entre a França e a Itália, brincando com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, deu-se conta que fez um desenho semelhante aos braços de uma criança dobrados e unidos para uma oração. Os tres buracos formados pelo desenho significariam a Santíssima Trindade.
Achando interessante esta criação, os monges decidiram fazer em grande escala para presentear as crianças que memorizassem passagens das Sagradas Escrituras. Chamaram este salgado de Pretiola, palavra latina para designar uma pequena recompensa. As Pretiolas atravessaram as regioes vinícolas da França e da Itália, subiram os Alpes, passaram através da Áustria e cruzaram a Alemanha, onde se tornaram Bretzeln ou Bretzel.
Só tenho a dizer...independentemente de como surgiram, são muuuuuuito bons!!!






Igreja St. Blasius 




"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento,
não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.
Que passem os minutos, dias e anos...
Todas as estações do tempo!
Que eu viva, qual tolo, todas as ilusões
pueris de sentimento...
Amar-te-ei, em todas as épocas,
em todo momento
Que passem as águas por muitas pontes
e que debruce a saudade por muitas
serras e montes, amar-te-ei,
como se fosse a primeira vez e única,
apesar das tantas aventuras!
Ainda além deste céu, nas alturas.
Eternamente...
Ainda que outro alguém o tenha
entre lençóis confidentes,
mesmo que os beijos sejam molhados
e quentes,
à parte, nossa alma vaga enamorada,
sobre qualquer prazer da carne ou qualquer
entrega fugaz .
Eternas, apaixonadas
Amar-te-ei, sobre qualquer dor que me pese
o orgulho ferido, o despeito revolvido!
Sobre qualquer punhalada em meu coração,
sobre qualquer distância a nós imputada...
Porque sei, amor de mim , que ainda assim...
Não é pequeno o nosso comprometimento .
Ah! Soubessem todos o tamanho!
Pobre carne, pequeno tempo!
Wolfgang Amadeus Mozart




E mais...não digo... Amei Salzurg...Obrigada Professor Cachado por me ter dado curiosidade sobre esta cidade, caso contrário, acho que não passaria por lá.. Vale muito a pena. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário