quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Barcelona

BARCELONA


Então...para o meu "Hubby" não continuar a resmungar que só  levo a ver paredes..no aniversário deste ano pensei...Barcelona...pois, é relativamente perto de nós, a viagem sai um pouco mais barata...porque nesta altura...CREDOOOO...tem de se gastar pouco...e tem praia como ele gosta, e "paredes" como eu gosto!!

Vamos lá...

Chegando ao aeroporto é super fácil de apanhar o aerobus e seguir até ao centro da cidade.. Custa cerca de 10€ por pessoa mas muito organizado e facílimo de entender onde subir e parar.

Então e o que tem Barcelona? Tudo...para todos os gostos...Arquitetura, museus, lojas, comida, cafés, vida noturna, requinte, descontração...enfim...não há como ficar aborrecido por lá!
 



                                                                      Las ramblas

Primeira coisa a fazer, despejar tudo no Hotel, ou Hostel no nosso caso, e sair para percorrer as Ramblas, rua a baixo, rua a cima e passear onde as pessoas vão para verem e serem vistas.
As ramblas mudam de nome ao longo da sua descida desde a Plaça Catalunya até à frente marítima. é uma profusão de bancas de venda de brindes, flores, cafés, sei lá.. tudo!!






                                                                 La boqueria 

O mercado central é um marco da cidade, situado nas Ramblas é um mercado de ferro e vidro construído no sec XIX. Tem todo o tipo de produtos alimentares e uma explosão de cores de fruta que faz os olhos sorrirem!!!


                                                                  Sagrada Família
 
Obrigatório no itinerário de qualquer turista. Gaudi iniciou esta obra em 1883 e ainda não está terminada. É uma obra prima que no final da construção terá 18 torres altas tendo a maior 170m de altura dedicada a Jesus Cristo. É linda e cheia de pormenores. Só vendo!!!
 
 


                                                                             Park Güel

Um dragão cerâmico desliza pela escadaria em direção à entrada principal que está guardada por duas construções tipo bolo de gengibre que enquadram no tipo de construção bizarra de Gaudi. Escadas e carreiros sinuosos percorrem este parque no cume rochoso da cidade. Como ponto principal tem o terraço apoiado numa floresta de colunas neogóticas. Espetacular, tenho a dizer!!!



                                                                    
                                                                    Jardim de Viena

Cheio de cor, este jardim faz parte do Park Güel, vale a pena passar por lá. Pretende simular os Jardins floridos da capital Austriaca..



                                                                 
                                                                 Jardim de Pedralbes

De influencia francesa e inglesa, este jardim esconde-se atrás de um muro alto de Bouganvilleas floridas. Um passeio muito romântico e descontraído entra as pontes e vegetação!





                                                                         Camp Nou

Curiosamente para nós, uma desilusão, não o visitamos no interior pois o nosso tempo é limitado, mas fora...feio, feio...embora não deixe de ser um símbolo a visitar. A casa do famoso Barça!!



                                                                          Casa Milá

Alcunhado de La Pedrera, foi construída para um industrial rico (Pere Milá Camps) que se queixou que Gaudi (o arquiteto) o tinha deixado na miséria com as suas extravagancias. Tem sete pisos e tem uma fachada onduladacom varandas que pretendem simular algas a flutuar. As famosas chaminé têm forma de centuriões.
 
 
 

                                                                           Casa Batló

O nº 43 do Passeig de Gracia, juntamente com o nº41 e 35 formam a "manzana de la discòrdia". Esta, a casa Batló evidencia influencia de Gaudi, com camada de ladrilhos em escama na fachada e telhado pretende simular um dragão. A não perder, na minha opinião..uma obra de arte marcante!


 
 
Museu Nacional d'Art de Catalunya
 
As suas pinturas murais, frescos fotografias e esculturas oferecem uma panorâmica completa de um milénio de arte catalã.
 


 
Arc de Triomf
 
Situado no Parc de la ciutadella, pelo que entendi, este arco é uma sobra de uma exposição Universal em 1888.
 
 

 
Parc de la Ciutadella
 
Um abrigo sombreado nos limites da cidade. Foi o primeiro parque da cidade de Barcelona. Na foto, a Fonte monumental. Esta fonte gigantesca incorpora quase todos o elementos alegóricos que se possa imaginar. Foi concebida por Gaudi, claro, mas na altura ainda estudante de arquitetura.
 
 

 
Catedral
 
Datada do sec. XIV, tem 29 capelas e representa o estilo gótico francês. Aos fins de semana as pessoas reúnem-se em frente à Catedral para dançar e ver dançar a Sardana, uma dança folclórica tipicamente catalã que simboliza a Unidade.
 
 

 
Barri Gotic
 
O Bairro gótico de Barcelona, à noite mete um bocadinho de medo, confesso..é estranho, mas cheio de encanto ao mesmo tempo. É a parte mais antiga da cidade. Um denso labirinto de lojas, largos, vielas e cafés de tudo e mais alguma coisa que se consiga imaginar.
 
 

 
Plaça del Pi
 
Entalada no meio de uma série de ruas sinuosas, tem um nome engraçado este pracinha.. Para não variar, com cafés, restaurantes, lojas, mostras de arte e uma igreja, a de Santa Maria del Pi.
 
 

 
Avenida perpendicular à praia de Barceloneta
 

 
Praia de Barceloneta
 
Que dizer... praia, sol, aguas límpidas..hhuumm...descanso!!

 
Hotel W
 
Fora do alcance de muitos bolsos, este Hotel em forma de vela  já é o simbolo desta praia.

 
Plaça Reial
 
Contraste absoluto com as ruelas do Bairro gótico. Esta praça é completamente simétrica. Tem arcadas e fachadas clássicas que albergam restaurantes e esplanadas.
 

 
Plaça de Catalunya
 
A vida da cidade parece girar em torno desta grande praça central. Daqui se apanha e para no Aerobus, se apanha e para no Hop on Hop off, se reúnem para passeios turísticos a pé, saem os comboios , tem o principal posto de turismo da cidade e um muito grande centro comercial "El Corte Ingles", o "Hard rock café" também é aqui.  No centro, uma grande fonte iluminada à noite.
 
 
 
 
Port Vell
 
Tem um conjunto espantoso de passeios públicos, prédios reluzentes e espaços abertos . aqui passeia-se a pé, de bicicleta, skate, patins ou faz-se compras. Um refúgio da cidade. É também daqui que saem os grandes navios cruzeiros e os Ferrys para as ilhas Baleares.
 
 
 
 
 
Muito mais para ver em Barcelona, mas infelizmente três dias não dá para tudo, e claro, com um marido resmungão, metade fica para trás.. O principal acho que consegui. E apesar de tudo, o "hubby" adorou. Um dia volto!!  Aliás.. Digo sempre isto...um dia volto...mas francamente..espero voltar mesmo...sempre que o digo!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário